POR AMARILDO CASTRO
Após quase dois anos de imbróglio após derrubada dos quiosques do Pontão do Cave, em ação inicial que teria sido realizada pelos próprios antigos permissionários, que teriam desistido do negócio após suposta ‘perseguição’ do GDF, o último quiosque que ainda estava ‘de pé’ no local veio ao chão nas últimas horas. A administração Regional do Guará negou que tenha sido o órgão o responsável pela ação. No entanto, a reportagem do Blog do Amarildo ainda apura que órgão teria sido de fato responsável pela ação. Sabe-se até agora que a retirada do entulho da área, feita na última terça-feira, dia 1 de novembro, foi promovida pelo SLU.
Disputa com o GDF
Assim, depois de todo o impasse sobre derrubada e retirada de entulho, chega ao fim um dos assuntos mais polêmicos na cidade. O assunto teve início bem antes da pandemia, quando o GDF anunciou que à época, maioria das Casas do Pontão do Cave estariam atuando de forma irregular, o que muitos comerciantes à época negaram à própria reportagem. No entanto, a falta de documentação necessária exigida pelo GDF para que os comerciantes pudessem tocar seus negócios, e a chegada da pandemia coronavírus tornou o local inadequado para a prática do comércio, pois como se já não bastasse à época a ‘guerra’ com o GDF, os comerciantes tiveram muitos prejuízos com os comércios fechados, e maioria não resistiu e preferiu encerrar atividades.
Durante o impasse, garantiu a gerência do antigo Baile dos Amigos, que atuava no local, chegou a haver a interferência de um parlamentar local, que garantiu que pelo fator social, estava negociando com o GDF a permanência de ao menos a Casa do Baile dos Amigos no local, mas que logo em seguida, o Executivo pediu o espaço de volta. “Fomos traídos, e assim preferimos, depois de todo o impasse, retirar nossa estrutura, assim como os demais comerciantes da área, retiramos nossos equipamentos e estrutura, porque custou caro e o fizemos para amenizar o prejuízo”. garantiu a gerência do Baile dos Amigos.
Repercussão nas redes sociais
Uma postagem feita no Instagram canal Guará Hoje na última terça-feira, mostrando um vídeo da retirada do entulho teve quase uma centena de curtidas e muitos comentários. Alguns agradeciam pelo fim do Pontão, mas outros lembraram que faltou ao governo gestão, e que o local era o único e verdadeiro ponto de lazer noturno do Guará. “Saudade do Altas Horas”, citou um internauta.
Até agora não há uma definição sobre o futuro do espaço, mas o local está dentro da poligonal do Complexo do Cave, que permanece em outro impasse, a Parceria Público Privada do Cave (PPP do Cave), deixando assim tudo com o mesmo impasse, ou seja, ninguém garante o que pode acontecer no futuro até agora.
Deixe uma resposta