- “O governo de Goiás pede uma solução urgente para o trabalhador não ser penalizado ainda mais com o preço da passagem”, disse a secretária do Entorno Caroline Fleury na reunião
Em reunião nesta quinta-feira (14/09), na sede da Infra SA em Brasília, ficou definido que o estudo base para o barateamento da tarifa de transporte interurbano nas cidades goianas do Entorno do Distrito Federal será feito de forma conjunta. Goiás está representado pelas secretarias Geral (SGG) de Governo e do Entorno do DF (Sedfgo), e o DF pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). A titular da Sedfgo, Caroline Fleury, já havia feito o primeiro contato com os gestores da empresa INFRA, estatal do governo federal, em Agosto. Desta vez, ficou fechado esse grupo de trabalho para agilizar e harmonizar as propostas dos três entes.
Mais um importante passo foi dado nesta quinta-feira em reunião na Infra SA, do Ministério dos Transportes, onde o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte, Miguel ngelo Pricinote e a secretária do Entorno, Caroline Fleury, se reuniram com o diretor de Mercado e Inovação da INFRA, Marcelo Vinaud, e com o subecretário de Operações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF, Márcio de Jesus, para discutirem sobre a elaboração de um estudo que resulte num diagnóstico preciso dos desafios do transporte coletivo nos 11 municípios que compõem o Entorno.
“Na prática, isso significa que agora temos um caminho mais claro e definido do que fazer para que esse subsídio seja real. O usuário não pode mais esperar. Muitas pessoas estão perdendo seus empregos devido ao valor absurdo da passagem que chega a R$ 10 reais”, assinalou Caroline Fleury. “ O governador Ronaldo Caiado já mostrou disposição em ajudar com um terço dos recursos necessários. Com a disposição da União e do GDF temos mais certeza que teremos uma vitória importante para a população”, acrescentou.
A reunião foi entre o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte, Miguel Ângelo Pricinote (SGG) a secretária do Entorno do DF, Caroline Fleury, com o diretor de Mercado e Inovação da INFRA, Marcelo Vinaud, e com o subsecretário de Operações da Semob, Márcio de Jesus.
Também participaram o superintendente da Região do Entorno do DF, Fernando de Melo e os gerentes da SGG Miguel Luna (de Projetos), Maria de Fátima Abreu ( Políticas e Programas do Entorno do DF), Flávia Nascimento Mello (Políticas de Transporte do Entorno do DF).
Entenda
No final de agosto, a titular da Sedfgo, Caroline Fleury, se reuniu com o diretor-presidente da Infra S.A. Jorge Bastos, para pedir um estudo sobre o impacto financeiro do subsídio no transporte público no Entorno do Distrito Federal.
O estudo é uma exigência do governo federal para que se chegue a um acordo sobre o preço e impacto do subsídio da passagem. Para se ter uma ideia a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela gestão do transporte interestadual aplicou dois aumentos ocorridos neste ano (15% em agosto e 12% em março). O preço da passagem em algumas cidade chega a R$ 10 reais. O problema se agrava já que parte da população do entorno trabalha e/ou estuda em Brasília.
Comunicação Setorial – Secretaria do Entorno do DF de Goiás
Deixe uma resposta