Unicamp 2023: inscrições para o vestibular começam nesta segunda-feira, dia 1º

As inscrições para o vestibular da Unicamp 2023, uma das universidades mais concorridas do país, abrem no dia 1º de agosto e vão até 02 de setembro. A primeira fase ocorrerá no dia 06 de novembro enquanto a segunda fase será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro. Já a prova de habilidades específicas está programada para acontecer de 04 a 06 de janeiro.

O vestibular da Unicamp se destaca por ser bastante atualizado, trazer notícias contemporâneas e exigir a interpretação de textos. Em termos de dificuldade, ele tende a ter matérias com níveis equilibrados, ou seja, questões simples e complexas. Sobre a redação, que equivale a 20% da nota final, a prova oferece duas opções ao candidato, com gêneros que variam a cada ano, isso significa que o vestibulando precisa se preparar para se deparar com estruturas textuais diversificadas. Para ajudá-los a entender melhor sobre a prova, bem como sobre a redação da Unicamp, colocamos à disposição os especialistas do Curso Anglo e do Sistema de Ensino pH:

“Embora a preparação para a Unicamp não fuja muito da preparação para outros vestibulares, como a Fuvest e o Enem, ela tem suas peculiaridades. O exame exige, sim, conteúdo do estudante, mas é um conhecimento que, às vezes, não é tão aprofundado, mas horizontal. É importante que o vestibulando saiba, em poucas palavras, um pouquinho de tudo, e não muito de pouco” – Madson Molina, Coordenador do Curso Anglo.

“A redação da Unicamp é diferente de todos os outros vestibulares, que, geralmente, usam o modelo dissertativo-argumentativo. Como todos os anos surgem novos gêneros, é bastante importante que o aluno tenha um conhecimento geral, dos principais gêneros textuais e da sua função social – para que serve, qual a sua intenção, seu público-alvo e o tipo de linguagem utilizada. Uma dica valiosa para estudar é ver as análises que a Comvest faz dos próprios gêneros exigidos para, de repente, buscar ali uma intercessão com o novo gênero que será cobrado na prova deste ano.” – Thiago Braga, autor do Sistema de Ensino pH.

Madson Molina, Bacharel em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul e Licenciado em Ensino de Ciências pela UBC, é autor de coleção de Física aprovada no MEC/PNLD e do Sistema Anglo de Ensino, além de atuar como Professor e Coordenador de Unidade do Anglo Vestibulares.

Thiago Braga é autor do material de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH. Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em “Letras-Literaturas em Língua Portuguesa”, ele atua como professor há mais de 15 anos no ensino das disciplinas relacionadas. Braga também tem experiência na preparação para o Enem e os principais vestibulares do país.

Sobre o Anglo (https://www.aquitemanglo.com.br/) – Com mais de 70 anos de tradição, o Anglo conta com uma rede de mais de 800 escolas conveniadas em todo o país, que totalizam mais de 300 mil alunos. Oferece material estruturado da Educação Infantil ao Pré-Vestibular e possui uma metodologia voltada ao desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos. A proposta do Anglo oferece sólida formação de cultura geral e o desenvolvimento de habilidades voltadas à aplicação real dos conhecimentos. Ao final dos anos de escolaridade básica, essa proposta permite que os alunos ingressem nas melhores universidades do país através dos excelentes resultados nos vestibulares e no ENEM.

Sobre o Sistema de Ensino pH (www.sistemadeensinoph.com.br) – O pH surgiu em 2012, a partir do trabalho desenvolvido no Colégio pH e Curso pH, presente há mais de 30 anos no Rio de Janeiro. Reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM, o pH atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular. O sistema conta com uma série de escolas parceiras e oferece orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação.

Texto e foto: colaboração da Assessoria de Imprensa da Unicamp

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*