Unidade Básica de Saúde 4 do Guará passa por reforma

Após dois meses em reforma, os pacientes da Unidade Básica de Saúde 4 do Guará contam com um ambiente novo e acolhedor para usufruir dos serviços de saúde oferecidos no local. O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, esteve presente na entrega das obras de manutenção predial na manhã desta terça-feira (20).

“Sempre me sinto feliz e bem recebido quando venho na região Centro-Sul, que tem uma equipe maravilhosa e que trabalha arduamente para atender bem a população. Essa revitalização vai proporcionar melhor qualidade do atendimento aos usuários e um ambiente melhor para os profissionais de saúde”, destaca Okumoto.

A reinauguração da unidade também contou com a presença da superintendência da Região de Saúde Centro-Sul, a qual o Guará faz parte, do deputado distrital Rodrigo Delmasso, de membros do Conselho de Saúde da região e da Associação de Moradores.

A reforma iniciou no dia 9 de maio. Na unidade, foram feitas manutenções em toda a rede elétrica e hidráulica e revisão nas redes de dados e de esgoto. Além disso, foi feita manutenção de todo o encanamento, correção de infiltrações, instalação de ralos e revitalização de banheiros e copas, além das áreas em comum.

“Também ampliamos a sala de vacina e mudamos a farmácia de lugar, para facilitar a acessibilidade e reduzir o fluxo de pessoas no interior da unidade. Colocamos a farmácia em um local em que os usuários têm acesso pela área externa da UBS”, explica a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Flávia Oliveira Costa.

Vale destacar que mesmo durante a realização da reforma, os serviços da UBS 4 do Guará foram mantidos, tudo com o objetivo de não deixar a população desassistida. A revitalização no interior da unidade teve a finalidade de tornar o ambiente mais acolhedor e humanizado para a comunidade.

O gerente da UBS 4 do Guará, Henrique Guimarães, ressalta que a equipe se empenhou bastante e priorizou a reforma. “Gostaria de agradecer a todos os servidores, que mantiveram seus atendimentos mesmo com barulho, cheiro de tinta, etc. Todos viram a importância desta reforma, não só para nós, mas principalmente para a comunidade”, afirma.

Unidade

A UBS 4 do Guará fica no Lúcio Costa, possui duas equipes de Estratégia Saúde da Família e atende cerca de oito mil usuários. Além disso, é responsável pelo atendimento nas unidades prisionais do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) e da Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP).

Para Vanda Negrão, moradora do Lúcio Costa desde a criação das primeiras quadras, este é mais um ganho para a população local. Ela acompanhou a inauguração da UBS, em 1989, pelo então governador Joaquim Roriz. Na época o local era um centro de acolhimento e após muitos pedidos da população, foi transformado em centro de saúde.

“Essa região tem muitos idosos e precisamos de equipes de saúde aqui para acompanhá-los. Desde a inauguração desta UBS a comunidade só teve a ganhar, tendo serviços médicos perto de casa. Não tenho o que reclamar daqui, a equipe é maravilhosa e o atendimento de excelência”, elogia.

O distrital Rodrigo Delmasso esteve na entrega da reforma e parabenizou todos os servidores da saúde pelo trabalho prestado à população do Distrito Federal. Também parabenizou a postura do secretário de Saúde com relação à vacinação contra covid-19, principalmente com relação à estratégia de guardar a segunda dose para não ter risco de faltar o imunizante.

Colaoração: Agência Brasília/ Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*