Unidades de Saúde do DF ganham sistema integrado de segurança

by Amarildo Castro
A escalada de episódios de violência em ambientes hospitalares tem motivado iniciativas voltadas ao reforço da segurança em unidades públicas de saúde. No Distrito Federal, todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão em processo de implementação de um sistema de segurança integrada com sistema de vídeo monitoramento e controle de acesso com operação ininterrupta, previsto para estar integralmente ativo até o final de julho.
O sistema contempla cerca de 40 câmeras por unidade, número ajustado conforme a estrutura de cada local. Os equipamentos permitem a visualização remota e em tempo real das imagens pelas equipes das próprias unidades, o que contribui para a prevenção de riscos e para respostas mais rápidas em situações críticas.

As UPAs de Ceilândia, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho já contam com os equipamentos, que entram agora em fase de testes. Em seguida, as unidades de Brazlândia, Ceilândia II e Vicente Pires também passarão a receber o sistema. Na sequência, será a vez das UPAs do Gama, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina e Riacho Fundo II.

A decisão de adotar a implantação por fases leva em conta a infraestrutura disponível e a capacidade técnica de adequação de cada local. O investimento estimado para garantir a operação contínua dos sistemas é de aproximadamente R$ 13 mil mensais por unidade, valor destinado à manutenção e gestão do serviço.

Os equipamentos e a solução tecnológica foram fornecidas pela Brako, uma das principais referências no mercado nacional, por sua expertise e pioneirismo em desenvolver projetos inovadores, atendendo às necessidades de clientes em diversos segmentos, com portfólio robusto e parcerias com os principais fabricantes no Brasil. A proposta foi estruturada para atender às demandas operacionais das unidades de saúde com foco em escalabilidade, monitoramento contínuo e supervisão estratégica.

“É uma grande responsabilidade contribuir com a segurança das UPAs do Distrito Federal. Mais do que vender câmeras, entregamos tecnologia de vigilância que protege pacientes, profissionais de saúde e o patrimônio público. Nosso compromisso é oferecer soluções que realmente fazem a diferença no dia a dia dessas unidades.”, afirma Julio Lima, Gerente de Contas da Brako, na região do Distrito Federal.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário