Univali produz cartilha sobre fitoterapia para professores da Rede Municipal de Ensino de Itajaí

Guia será lançado na próxima quarta-feira, 23

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Prefeitura de Itajaí vão lançar, na próxima quarta-feira, 23, uma cartilha sobre plantas medicinais e fitoterapia para professores da Rede Municipal de Ensino. O guia foi organizado pelo programa de extensão Plante Saúde da Univali em parceria com a Gerência de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O lançamento acontece às 14h, no Parque do Agricultor, em Itajaí.

A cartilha Fitoterapia no SUS-Itajaí: Guia para os professores é a terceira produção da série que, anteriormente, foi elaborada para prescritores e usuários. Serão distribuídos 1.500 exemplares nas escolas do município e 500 exemplares nas ações comunitárias do programa Plante Saúde.

O guia apresenta 17 espécies vegetais reconhecidas pela fitoterapia e que podem ser cultivadas em hortas escolares. As informações estão apresentadas como sugestões de atividades para facilitar o ensino sobre plantas medicinais para professores e estudantes. Além da cartilha, também serão distribuídos jogos educativos com atividades para os professores realizarem com os alunos em sala de aula.

“A cartilha traz informações sobre plantas medicinais que podem ser cultivadas na nossa região, com dicas de cultivo, benefícios, preparo, indicações, contraindicações e cuidados sobre cada espécie vegetal com uso fitoterápico aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O nosso objetivo é conectar o ensino nas escolas ao cuidado à saúde e ao meio ambiente, valorizando o conhecimento científico, os saberes e as práticas tradicionais sobre as plantas medicinais”, explica a coordenadora do programa Plante Saúde, professora Angélica Garcia Couto.

A fitoterapia como prática no Sistema Único de Saúde (SUS) em Itajaí foi implementada em 2019 por meio do projeto Farmácia Viva, vinculado ao programa de extensão Plante Saúde. A iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e do curso de Farmácia da Univali é executada em parceria com a Gerência de Assistência Farmacêutica da SMS.

O objetivo do programa é subsidiar ações que vão desde o cultivo de plantas medicinais até a dispensação ao usuário, com incentivo ao cultivo local, conforme preconizam os programas nacionais voltados à prática da fitoterapia.

“A oportunidade de elaboração do rico conteúdo desta cartilha é fruto de uma profícua cooperação técnica entre a Univali o poder público municipal, que visa ampliar ainda mais o alcance do projeto Farmácia Viva. Esperamos que este material, com distribuição impressa e digital, contribua para o uso sustentável da biodiversidade brasileira, tendo como vetor a educação escolar e todo o potencial interdisciplinar que o universo das plantas medicinais oferece”, afirma o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Roberta Ramos

SC 02078 JP 

Gerência de Marketing e Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*