VALPARAÍSO – Com novo avanço da cratera da BR 040, moradores marcam protesto no local nesta quinta-feira, 13

Encontro em forma de protesto receberá cobertura de uma rede de TV de Brasília, e organizadores convocam moradores pelas redes sociais para comparecerem no lugar, ao lado do shopping Brasil Center

POR AMARILDO CASTRO

Os desdobramentos de mais um avanço da grande voçoroca de Valparaíso de Goiás, assunto publicado em primeira mão na última segunda-feira, dia 10, continua dando o que falar na cidade. Assim, nesta quinta-feira, dia 13, às 18h, está agendado um ‘encontro’ da comunidade no local, com a presença da imprensa e cobertura da Rede Record. A intenção dos organizadores é continuar chamando atenção das autoridades locais para uma solução de um problema que ameaça parar a BR 040, com resultado negativos incalculáveis. O encontro tem ainda um ‘ar’ de protesto em busca de uma solução para o problema.

Mais uma vez, na manhã desta quinta-feira, dia 13, a reportagem do Blog do Amarildo esteve no local e constatou também que as pessoas da comunidade estão caminhando em um pequeno ‘trio’ ao lado da voçoroca para acessar o shopping Brasil Center, com risco concreto de queda dentro da cratera.

Foto abaixo mostra sinais de terra fresca, mostrando que pequenos novos desabamentos podem estar ocorrendo em ritmo no mínimo semanal

Por horas, não há um laudo sobre o tema, mas no dia 19 de fevereiro, militares do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás fizeram uma espécie de perícia no local para saber as reais condições do terreno, e que tipo de risco pode trazer para a BR 040, já que a cratera agora está a no máximo, 35 metros da própria BR.

Quando o Brasil Center Shopping foi construído (foto abaixo), uma gambiarra foi feita para desviar uma enxurrada que caia dentro da cratera, o que está criando um nova erosão

Ao todo, desde que voltou a desabar, a cratera avançou na parte superior, em direção à BR 040 cerca de 20 metros, e também uns 20 metros na lateral, especialmente na parte que fica de frente para o Shopping Brasil Center. No caso do shopping, o empreendimento está mais distante, e por horas, não correria um risco imediato.

No entanto, bombeiros fazem um mapeamento da situação.

Tentativa de solução, mas sem avanço

Em um levantamento feito pelo Blog do Amarildo há pouco mais de dois anos, mostrou que a prefeitura busca há algum tempo uma solução para o problema. Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi feito em 2022 com os donos do terreno para que a área fosse recuperada, mas o acordo não foi cumprido e essa documentação teria sido enviada ao Ministério Público de Goiás, que, segundo ele, avalia fazer até mesmo uma licitação da área, e com o dinheiro arrecadado, o próprio poder público poderia então recuperar o local, devolvendo aos proprietários o restante dos recursos caso a obra seja mais barata do que a própria arrecadação com a licitação. Mas o TAC não avançou, e desde então, a situação só piorou.

Recentemente o prefeito local, Marcus Vinícius, disse que busca na Justiça uma solução para o problema, já que a área é particular.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*