VALPARAÍSO – Edson Nunes, Alceu Gomes e Tião da Padaria disputam presidência da Câmara

  • Outros nomes que figuravam como possíveis candidatos estariam fora do páreo após ‘afunilamento’ dos acordos entre pares para a realização da eleição interna do Executivo, que deve ocorrer na primeira sessão de dezembro

POR AMARILDO CASTRO

Após quase seis meses de articulações na Câmara de Vereadores de Valparaíso para a realização da eleição interna para a presidência da Casa de Leis, gestão 2024, agora, faltando poucos dias para a realização do pleito, apuração feita pelo Blog do Amarildo mostra que dos cinco pré-candidatos que estavam com o nome à disposição, restam agora Alceu Gomes (PL), Edson Negão (Podemos) e Tião da Padaria.

Embora a reportagem não tenha entrado em contato com todos, os até então pré-candidatos, o levantamento do Blog do Amarildo mostra que no momento os holofotes giram em torno dos três nomes citados na abertura dessa reportagem, com a seguinte situação: Edson Nunes teria ligeira vantagem sobre os demais pares (entre Alceu e Tião) porque já entra na briga com o apoio da irmã, a vereador Professora Elenir (MDB), e, levantou a reportagem, pelo menos outros dois ou três nomes já estariam dispostos a apoiar o vereador.

Já em favor de Alceu, pesa a experiência, mas tem ainda o fato de que alguns representantes da Casa de Leis estariam propensos a querer buscar um ‘sangue novo’ para a presidência, assim, os ventos poderiam pesar tanto para Edson Nunes, quanto para Tião. No entanto, como todos sabem da capacidade de gestão de Alceu Gomes, qualquer que seja a desconfiança em qualquer outro nome, os vereadores podem recorrer ao nome da Alceu e elegê-lo presidente pela confiança baseada na suas duas gestões passadas. No entanto, desde o início, Alceu se diz tranquilo, e não é seu foco uma luta desenfreada para voltar à presidência da Casa. “Se tiver que ser, será, e estou preparado, mas não estão ‘dando a vida’ por isso”, citou à reportagem, em tom descontraído.

Já Tião da Padaria, alguns pares chegaram a dizer que ele não iria mais concorrer, mas ele mesmo citou à reportagem que está no páreo, e que seria o candidato do prefeito Pábio Mossoró (MDB), já que é muito amigo do mandatário e atual líder de governo. “Sou o candidato o prefeito, e o que diz isso para você, meu caro repórter?, disse o parlamentar ao editor desse canal no último sábado, 25.

Um fato que chama atenção dentro do grupo do prefeito é o fato de Tião ter sido candidato a deputado estadual em 2022 disputando votos com a Dra Zeli dentro de Valparaíso de Goiás, o que pode impactar na decisão do prefeito Mossoró em apoiar Tião à presidência da Câmara, pois à época, circula pela cidade que Mossoró não teria gostado da decisão de Tião. O prefeito no entanto, não comentou sua preferência por um candidato e disse à reportagem em recente depoimento que não ira ‘se meter’ nisso.

Veja o perfil dos postulantes ao cargo de presidente

Quem é Alceu Gomes

Parlamentar de segundo mandato, comandou a Casa de Leis por duas gestões (2019/2020). É visto dentro do parlamento como um político de conciliações e de fala ‘serena’, além de ser aliado bastante fiel do prefeito Pábio Mossoró (MDB) nos últimos anos. Conta ainda a sua grande experiência parlamentar.

Quem é Edson Nunes

Vereador de primeiro mandato, mas com uma certa experiência na política, tem fama de ser corajoso nas suas convicções. ‘Herdou’ o mandato de Portela (Podemos), porque ele era seu suplente, mas tem demonstrado que esteve pronto desde o início par assumir o cargo. Participa praticamente de todos os embates e debates dentro da Casa de Leis, e foi o primeiro a dizer que seu nome estava à disposição para a eleição interna.

Quem é Tião da Padaria

Vereador de segundo mandato, não dispensa um debate polêmico, no entanto, dentro da Câmara é um ferrenho defensor do prefeito Mossoró, sendo o atual líder de Governo. Colocou o nome à disposição pela disputa da presidência da Câmara a dois meses.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*