- Atual mandatário de Valparaíso de Goiás, que fecha seus oito anos de governo em 31 de dezembro deste ano com avanços na cidade, mas com uma ‘dívida’ na comunidade: a solução dos perigosos alagamentos da marginal da BR 040, tema esse que o novo prefeito Marcus Vinícius prometeu resolver
POR AMARILDO CASTRO
Qualquer morador que tenha chegado em Valparaíso há mais de 10 anos nota avanços na cidade, especialmente na questão do esporte, segurança, crescimento econômico, iluminação, e asfalto novo em muitas ruas. Houve ainda uma boa melhoria na Saúde em geral, inauguração de novas escolas, melhoria do Ideb educacional e reformas de espaços públicos. Algo que somados, fez destacar o trabalho do atual prefeito, Pábio Mossoró (MDB). Mas apesar disso, fica uma grande ‘dívida’ com os moradores, a solução dos perigosos alagamentos na marginal da BR 040.
Apesar de toda a simpatia ao prefeito e reconhecimento de muitos, o que o levou à reeleição em 2020, com a vitória também de Marcus Vinícius (MDB) em 2024, tendo o seu apoio, essa dívida Mossoró vai deixar explícita à comunidade: a falta de uma solução para as enchentes da marginal da BR 040, que continuam sendo o prato principal da oposição nos dias de tempestades e campo preferido para populares que disseminam vídeos na internet, muitos em forma de memes.
Infelizmente, isso não é exagero, porque a grande enxurrada que desce a partir do bairro São Bernardo, por muitas e muitas vezes coloca a vida dos moradores em risco, inclusive de morte.
Quando o volume de água aumenta, na altura da chamada Passarela Azul, em frente ao Shopping Sul e também na altura dos atacadões, Costa e Assaí, o potencial do risco triplica. Há por ali um canal aberto que fica a 5 metros da BR 040, e há um grande risco de um carro que supostamente se desgovernar na BR cairá direto no canal, o que é risco de morte na certa.
Infelizmente, após 20 anos dessa demanda, dessa fortíssima enxurrada, que desce destruindo tudo em raio de quatro quilômetros, nenhuma solução apareceu até agora. Fica para o novo prefeito Marcus Vinícius a solução, e que vamos cobrar também o tempo todo. Inclusive, por mais de cinco anos que a BR 040 foi privatizada, nem uma proteção lateral foi colocado ao lado do tal perigoso canal, que eu mesmo o apelidei de ‘Canal da Morte’. Tudo bem que não tem registro de morte ali, mas o dia que um carro lá cair, vai morrer gente, e depois não digam que os políticos não foram alertados.
No mais, parabéns pelo que foi feito pela cidade até agora na atual gestão, e boa sorte e trabalho para a próxima gestão, que esse problema inclusive seja corrigido, e que seja prioridade.
Amarildo Castro é editor do Blog do Amarildo
Deixe uma resposta