
- Apesar dos desafios, atual prefeito ainda tem uma longa jornada pela frente e pode tranquilamente fazer uma boa gestão se acertar algumas questões na cidade
POR AMARILDO CASTRO
Os primeiros 100 dias de qualquer governo costumam ser uma espécie de termômetro para um gestor, e eis que país afora, todos os prefeitos, reeleitos ou não, têm agora nesse início do mês de abril, a primeira avaliação. Em muitos casos, essa avaliação costuma ser feita pelo próprio gestor.
No caso de Valparaíso de Goiás, onde Marcus Vinícus (MDB) foi eleito com ampla vantagem sobre o segundo colocado no pleito de outubro de 2024, em suas redes sociais, o prefeito já divulgou que está construindo uma clínica veterinária pública na cidade, a obra do viaduto da BR 040 (que embora atrasada) continua e na última quinta-feira, 10, assinou uma ordem de serviço para chegada do novo sistema de transporte coletivo local, além de algumas reformas em escolas. Fora o anúncio de algumas novas emendas parlamentares para a cidade, e recapeamento de asfalto em alguns bairros, os feitos param por aí.
Embora devido a questões judiciais a prefeitura local não possa atuar para corrigir voçoroca (foto abaixo), evento é um dos que mais desgastam o prefeito, que para fugir disso, precisaria recorrer ao Governo Federal em tentativa de Decreto de Calamidade Pública, e assim fazer uma obra emergencial, o que por hora é difícil de ocorrer

A principal questão no atual governo de Vinícius esbarra em uma inesperada voçoroca que ameaça todo o Brasil se engolir a BR 040 (e vai engolir em breve caso não haja uma grande mobilização, pedindo intervenção federal); além de gargalos na Saúde e na Segurança, onde a cidade na prática não tem mais a Guarda Civil Municipal e vê a criminalidade aumentar.
Insatisfação na Saúde
Outro tema que chama atenção no atual governo é a insatisfação do pessoal da área de Saúde, que chegou a fazer uma breve greve no início do ano. Embora isso tenha sido resolvido, o pessoal dessa área até aqui nunca se mostrou satisfeito, mesmo tendo na pasta, como chefe, a esposa do prefeito.
Essas três questões, por mais que Vinícius tenha se esforçado, trouxeram ao atual gestor um desafio inesperado, o qual, em sua época de secretário de Infraestrutura ou vereador, nunca havia enfrentado.
A proibição pela Justiça da atuação nas ruas da Guarda Municipal impõe ao governo outro desafio na área de segurança, e crimes voltam a incomodar

Além disso, em contrapartida, o Governo de Vinícius até agora não demonstrou valorização à imprensa local, principalmente os veículos mais conhecidos na cidade, e por isso mesmo, o segmento mostra pouco interesse em divulgar o que seu governo faz de ‘boas ações’. Nesse caso, os 30 mil seguidores do prefeito em seu Instagram parecem não fazer o efeito esperado, onde são postados apenas essas boas ações.
Precisa ainda, o governo, contratar gente para a máquina funcionar, porque sem gente, nada funciona direito, e após a demissão de cerca de 600 comissionados na virada do ano, ainda não há notícias de nenhuma recontratação em massa. É bom lembrar também que gente trabalhando conta votos no futuro, se for falar de política.
Assim sendo, resta ao prefeito rever tudo o mais rápido possível, porque 2026 já tem eleição para deputados e governador, e caso os moradores de Valparaíso não abracem as escolhas do prefeito no pleito, a derrota nas urnas para 2028 já começa em 2026. Então o recado do povo ao prefeito parece óbvio: hora de acordar e superar os desafios para ser feliz no futuro, mesmo que para isso, seja preciso mais esforço ainda.
Leave a Reply