Delegação foi liderada pela presidente da Comissão de Assuntos Econômicos francesa, senadora Sophie Prima, e estreita os laços entre os dois países
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), e o vice-presidente, senador Angelo Coronel, receberam, na manhã desta quinta-feira (20), uma delegação formada por senadoras e senadores do Parlamento Francês. A visita foi um pedido da presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado da França, senadora Sophie Primas, e contou com a presença, ainda, da vice-presidente do Senado Francês, senadora Valérie Létard, dos senadores Serge Babary, Fabien Gay, Rémi Cardon, e da senadora Marie-Christine Chauvin.
Vanderlan explicou que o objetivo da comitiva foi conhecer as melhores práticas de funcionamento da CAE brasileira. “Foi uma troca de experiência extremamente importante, pois foi possível falar sobre o trabalho que realizamos em nossa Comissão e também conhecer o trabalho realizado por eles, lá na França”, disse Vanderlan.
Durante o encontro foi possível trocar experiência sobre diversos setores que movimentam a economia brasileira e francesa, como o setor Automotivo, Agropecuário, os Biocombustíveis, as Energias Renováveis, além de discutir questões Climáticas e atuação no Mercosul. O senador Vanderlan falou, ainda, sobre a audiência com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no próximo dia 25 de abril, para tratar da redução das taxas de juros no Brasil.
A Reforma Tributária brasileira, em tramitação no Congresso Nacional, também foi assunto tratado na reunião. “Nossa expectativa é avançar nessa reforma que, aqui no Senado, possivelmente, deve tramitar na CAE e na CCJ. Nós precisamos dar soluções para toda a questão tributária do nosso país que, além de burocráticas, prejudicam o empresário, a geração de emprego e renda e a economia brasileira como um todo”, informou.
A presidente da CAE francesa, senadora Sophie Primas, explicou que a Comissão de Assuntos Econômicos do seu País está responsável pela análise de matérias ligadas, principalmente, ao setor energético, de alimentos e tecnológico. Ela falou sobre a tributação de produtos e serviços e os modelos que podem ser aplicados no Brasil. A presidente também fez um convite para que o senador Vanderlan visite o Parlamento Francês, de forma a estreitar os laços entre os dois País.
“Fiz questão de vir conhecer o Senado Federal brasileiro e a Comissão de Assuntos Econômicos para conhecer o seu funcionamento e gostei muito do que vi aqui. Nossa reunião foi, realmente, muito rica. Quero agradecer o senador Vanderlan pela atenção e hospitalidade e deixar o nosso convite para que ele visite o Parlamento francês. Será muito bem-vindo”, finalizou a senadora.
—
Comunicação senador Vanderlan Cardoso
Deixe uma resposta