Eleições 2020 – o que você precisa saber?

Seja para quem vai votar pela primeira vez, ou eleitores já antigos. As mudanças nas eleições 2020

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 147,9 milhões de pessoas estão aptas a votar nas eleições municipais deste ano, que irá eleger prefeitos e vereadores de 5.569 cidades do país.

Porém, com as mudanças que a pandemia de coronavírus provocou no país, o pleito deste ano será diferente, seja para aqueles que irão votar pela primeira vez ou para os eleitores que já participaram da chamada “festa da democracia”.

Fique atento a algumas mudanças para as eleições do próximo dia 15 de novembro, para não deixar de participar da escolha do futuro de sua cidade ou município.

Nova data e horário de votação

No dia 15 de novembro, acontecerá o primeiro turno, das 7h às 17h. Neste ano o horário foi ampliado em uma hora para que a votação tenha mais tempo e evite aglomerações.

Outra novidade é o horário preferencial estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 7h às 10h, para que eleitores com mais de 60 anos, e pessoas que fazer parte do grupo de risco, possam votar com maior segurança.

Vai votar pela primeira vez?

Se você fez 18 anos recentemente e esta é sua primeira vez participando das eleições, preste atenção nas dicas a seguir.

  • Antes de tudo, consulte o seu local de votação. Essa informação pode ser encontrada no site do TSE, caso você tenha esquecido. Depois disso, confira sua seção eleitoral, disponível em seu título de eleitor.
  • Não se esqueça de levar um documento oficial com foto e seu título.
  • Se possível, leve uma cola com o número de seu candidato.
  • Na hora de votar, primeiramente você escolherá seu vereador. Digite os 5 números do seu candidato, confira os dados na urna e aperte confirme. Caso erre, basta aperta a tecla corrige e digitar novamente. Se a sua opção é não votar, aperte o botão “branco” e confiem.
  • Seu próximo voto será para prefeito. Basta repetir o passo anterior, lembrando que para esses candidatos, são somente dois dígitos.
  • Não se esqueça de usar máscara e buscar tomar todas as medidas de segurança possíveis.

Medidas de segurança

Como sabemos, 2020 está sendo um ano de muitos desafios para todos nós, devido a pandemia de Covid-19. Sendo assim, algumas mudanças aconteceram na hora de participar das eleições 2020, como forma de cuidado conosco  e com quem amamos.

  • Use máscara, pois ela será obrigatória nas zonas eleitorais
  • Neste ano, não haverá biometria para evitar possíveis contágios. Tente levar sua própria caneta de casa para preencher os dados de identificação na hora de votar.
  • Evite levar crianças ou acompanhantes.
  • Na hora de apresentar os documentos, fique a um metro dos mesários e estique o braço para mostrar o documento.
  • Será obrigatório o uso de álcool em gel ao entrar na seção eleitoral e ao terminar de votar.
  • O horário de votação foi estendido em uma hora, sendo de 7h às 17h. No entanto, como medida de segurança, o TSE decidiu criar um horário preferencial para pessoas com 60 anos ou mais, das 7h às 10h. Respeitar esse horário é respeitar nossos idosos!

Priorize a sua saúde

Neste momento onde ainda é preciso unir forças para evitar a propagação da Covid-19, a sua saúde e de seus familiares fica em primeiro lugar.

Mas não se preocupe! Em casos onde seja impossível comparecer às urnas, por doença ou outras situação, você pode justificar sua ausência através do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral, que pode ser encontrado nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor, nos locais de votação e de justificativa e nas páginas dos tribunais regionais eleitorais. O cidadão tem até 60 dias, depois da data da eleição, para ir até o cartório eleitoral e apresentar esse documento e outros que comprovem o motivo de sua ausência.

e-Título

Vivemos em um mundo onde a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, por isso, atualmente, o eleitor poderá usar seu título diretamente por seu smartphone, através do e-Título.

Ele é um aplicativo de telefone que permite aos eleitores obterem sua versão digital do título de eleitor. Para usar é fácil, basta baixar o aplicativo eu seu celular, preencher os dados pessoais e pronto! Agora você tem acesso a dados como zona eleitoral, certidão de crimes eleitores e situação cadastral na palma da mão.

Nestas eleições, além das funcionalidades acima, o e-Título permitirá que o cidadão que já realizou o recadastramento biométrico possa utilizar o aplicativo na hora de votar, não sendo necessário levar o título de eleitor físico e nem um documento oficial com foto, já que no aplicativo todas essas informações já estão disponíveis!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*