Senador Canedo inicia vacinação de pessoas a partir de 70 anos

Para dar mais agilidade na vacinação, nesta sexta-feira, 19, será realizado o segundo drive-thru na Praça Criativa Central, no Conjunto Uirapuru.

Em menos de um mês a Secretaria de Saúde (SMS) de Senador Canedo ampliou novamente o grupo prioritário que vai receber a vacina contra o novo Coronavírus. A partir desta sexta-feira,19, idosos com 70 anos ou mais, poderão ser imunizados no município. A nova remessa de vacinas recebida pela Prefeitura já está disponível para população.

Para o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, a nova classe prioritária é mais um passo para o município sair da pandemia. “Começar a vacinar pessoas acima de 70 anos é uma boa notícia, nos coloca à frente de muitos municípios e traz um pouco de alívio. É mais uma vitória na luta contra a covid-19”, concluiu.

E para agilizar ainda mais a imunização, será realizado o segundo drive-thru, na Praça Criativa Central. A nova estratégia da Secretaria de Saúde é vacinar por ordem alfabética, nomes de A à L, poderão se imunizar das 9h às 12h. Já quem tem o nome iniciado de M à Z, receberá a primeira dose do imunizante das 13h às 16h.

Nas UBS, que já são pontos fixos de vacinação em Senador Canedo, a imunização dos idosos a partir de 70 anos começa no próximo sábado,20, com um ponto de vacinação na UBS Santa Rosa, e UBS Flor do Ipê. Nesses locais o horário de atendimento será das 8h às 13h para os nomes iniciados de A à L e 14h às 20h para os nomes iniciados de M à Z. Aos sábados e domingos a vacinação nas UBS continua das 8h às 14h. Idosos acamados acima de 60 anos, podem ter a vacina agendada nas unidades de saúde em todo município.

Essa nova estratégia no horário de vacinação agiliza o atendimento e diminui a permanência das pessoas nos locais de vacinação. A secretária de Saúde, Fabiana Lopes, ressalta que dessa forma o atendimento flui mais rápido e sem aglomeração. “Adotamos a ordem alfabética como estratégia, para resguardar quem vai até os locais de vacinação. Assim evitamos a propagação do vírus durante a campanha de imunização “,disse a secretária, lembrando que o limite é quatro pessoas por carro, fazendo o uso obrigatório de máscara de proteção durante o drive-thru.

Para receber a vacina, é necessário portar documento de identificação com foto, cartão SUS, CPF, comprovante de endereço do município e, se possível, o cartão de vacinação. Os documentos valem também para os pontos fixos de vacinação.

A vacina só é contraindicada para quem está, ou esteve recentemente, com febre ou sintomas gripais e para quem recebeu outra vacina nos últimos 14 dias. Pessoas com doenças graves devem apresentar prescrição médica antes de se vacinar.

Balanço da vacinação

Até a última quarta-feira, 17, Senador Canedo registrou 7.269 doses aplicadas. Segundo dados da secretaria de saúde, 5.336 pessoas receberam a primeira dose e outras 1.933 já concluíram o ciclo de imunização, com a segunda dose da vacina.

O último drive-thru de vacinação, realizado em 05 de março, 211 idosos com idade igual ou superior a 73 anos receberam a primeira dose do imunizante. Entre os vacinados também estão os profissionais da saúde na linha de frente da pandemia, idosos acamados e pessoas com deficiência.

Colaboração com texto e foto: Ascom/Prefeitura de Senador Canedo

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*