Universidades baianas fazem ação de mobilização pelas vacinas

A intervenção urbana marca o início do semestre letivo e faz parte da Campanha #TodosPelasVacinas

Para marcar o início do semestre letivo remoto, um grupo formado por docentes, discentes e técnicos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou no último sábado, dia 20, uma intervenção urbana de mobilização para promover a importância da vacinação. Com a participação de artistas do graffite e doações voluntárias da comunidade acadêmica e a colaboração de cerca de 60 pessoas, o grupo pintou a frase “Todos Pelas Vacinas”, em letras garrafais, nos campus das duas universidades. As pinturas foram realizadas em frente à Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA, em Salvador; e em frente à Reitoria da UFRB, em Cruz das Almas.

A intervenção na Bahia se junta aos esforços realizados pela campanha nacional #TodosPelasVacinas, que reúne organizações e instituições ligadas à divulgação científica – como a Equipe HALO / Nações Unidas (ONU), Observatório COVID-19 BR, NPV/USP, União Pró-Vacina, entre outras.

O objetivo da intervenção é disseminar informações sobre a segurança dos imunizantes contra o novo coronavírus e combater a disseminação de notícias falsas. A iniciativa também espera promover a divulgação de um posicionamento das instituições em defesa da ciência, da saúde, do SUS, da educação e das vacinas. A ação foi autorizada pelas Reitorias da UFBA e da UFRB, com apoio do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento a COVID-19.

O grupo da UFBA e da UFRB produziu um vídeo de divulgação que propaga a confiança nas vacinas para a eliminação e controle de doenças graves.  

O vídeo + imagens estão neste link (créditos abaixo).

Sobre a campanha “Todos Pelas Vacinas”:

A campanha é organizada por ABRASCO, Blogs de Ciência da Unicamp, COSEMS/SP, Equipe Halo/Nações Unidas (ONU), Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP (NPV-USP), Observatório COVID-19 BR, Projeto Divulgar, Rede Análise COVID-19, Núcleo de Pesquisas em Vacinas da USP, ScienceVlogs Brasil, Sociedade Brasileira de Imunologia e União Pró-Vacina. O objetivo é criar um espaço para diálogo com a população por meio de conteúdo preparado por especialistas, assim como um ambiente virtual para envio de dúvidas sobre a imunização contra a COVID-19. O portal www.todospelasvacinas.info agrega materiais em vários formatos – textos, áudio, imagens e vídeos – para serem compartilhados em todas as redes sociais. No portal, estão disponíveis podcasts criados pelas organizações parceiras, além de outros materiais, como o e-book “Guia Prático sobre as Vacinas” e uma coletânea de artes no espaço VacinArte.

Créditos:

Realização

Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Medicina

Instituto de Ciências da Saúde

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento a COVID-19

Coordenação

Daniele Canedo – UFRB

Ricardo Khouri – UFBA/Fiocruz

Intervenção Urbana – Grafitte

@driconascimento

@ixlutx

@maninhotatoograffiti

@muscal8

@jahscando

Imagens

Gleisy Canedo

Samuel Barbosa

César Velame

Drone

@olhosdelincefilmes

@fabiobahiassa

César Velame

Colaboração: Atômica – PR & Influencers

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*