Com emenda do deputado Leandro Grass e apoio da Setur-DF, Guará ganha incentivo ao turismo

As ações do programa Hackacity têm foco nos pontos turísticos da cidade. Evento oficial de lançamento ocorreu na manhã desta segunda-feira, 4, na Escola Técnica do Guará.


Depois de expectativas, foi lançado nesta manhã de segunda-feira, 4, o projeto Hackacity Guará, um trabalho que tem à frente a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), comandada por Vanessa Mendonça. O evento ocorreu na sede da Escola Técnica do Guará e contou a presença de lideranças locais, dos deputados Rodrigo Delmasso (Republicanos) e Leandro Grass (Rede), esse último, autor de uma emenda de R$ 180 mil, dinheiro que será usado para fomentar as ações de turismo no Guará, num primeiro momento. O órgão responsável pela execução da emenda é Conselho de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (CODESE-DF). No Guará, algumas lideranças locais farão parte do grupo de trabalho, para visitas, edição de vídeos, divulgação dos pontos turísticos locais, e ações que visam soluções para esses lugares, como a Feira do Guará, a gastronomia, entre outros.

Antes mesmo do lançamento, Cristiane Pereira, organizadora do programa estava ansiosa. “Vamos nos apresentar oficialmente como comunidade, compartilhar os nossos propósitos e claro, chamar todos a serem mais uma voz, mais corações e mais guaraenses a conquistar o futuro, com a Cidade Inteligente, sustentável e humana que queremos”, disse.


No lançamento, compuseram a mesa: o Sebrae DF, a Secretaria de Turismo do DF, o Presidente do Codese DF, Dep. Leandro Grass, a Escola Técnica do Guará, a administradora do Guará, Luciane Quintana, o presidente do Sindhobar Jael Antônio entre outros.

Evento ocorreu na sede da Escola Técnica do Guará e reuniu várias lideranças, incluindo os deputados Leandro Grass e Rodrigo Delmasso

O Mutirão Cidade Inteligente é formado pela comunidade. São moradores, lideranças, comerciantes, artistas, professores, empresários e políticos pensando junto ao governo na busca por soluções criativas e inovadoras para as cidades.

O que é o Hackacity Guará
A Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, marco das “smartcities” no Brasil, pactua a visão sobre “cidades inteligentes” no contexto brasileiro. A construção das diretrizes para implementação de “cidades inteligentes” pelos municípios busca orientar e endereçar políticas públicas, iniciativas e investimentos públicos.
Da elaboração desta carta, nasceu o projeto Hackacity Guará – Mutirão Cidade Inteligente, que conta com o apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese) do Distrito Federal e do Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis – IBRACHICS.
A iniciativa visa a criação de um programa para tornar o território mais inclusivo, seguro, resiliente e sustentável. Além da infraestrutura tecnológica como plataforma aberta, existe a conexão com o lado humano das cidades inteligentes.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*