Ação do Governo de Goiás beneficia aluno deficiente visual em escola de Mineiros com óculos revolucionário

Equipamento é capaz de fazer leitura de imagem e objetos por descrição de áudio

Um estudante com deficiência visual desde o nascimento, da Escola Municipal Professor Juarez Távora de Carvalho, da rede pública de Mineiros, no sudoeste do estado, recebeu do Governo de Goiás o dispositivo OrCam MyEye que faz a leitura de textos e o reconhecimento de pessoas e objetos com descrição por áudio.

O aparelho, considerado uma inovação tecnológica das mais avançadas em todo o mundo e entregue a Zaqueu Emanuel Ferreira Porto, de sete anos de idade, já beneficia os estudantes cegos da rede pública estadual de ensino desde 2020.

Esta ação, que deve mudar para melhor a vida do estudante, ocorreu por iniciativa da professora de Apoio, Valéria Bernardes, que acompanha Zaqueu na escola há quatro anos. “Fiz o pedido à coordenadora regional de Educação, Tamara, para que o nosso aluno Zaqueu também fosse beneficiado com o aparelho”, lembra a professora.

Zaqueu, com a mãe Elisângela dos Santos Ferreira Porto: alegria

Atenção à Inclusão
“Estamos muito felizes, pois esse momento é emblemático não só para nós, mas para todas as pessoas da Inclusão”, ressalta a mãe de Zaqueu, Elisângela dos Santos Ferreira Porto. Elisângela assinou o termo de uso do dispositivo que será utilizado por Zaqueu nas atividades escolares e no seu dia a dia.

A aquisição do dispositivo OrCam MyEye para o atendimento aos estudantes cegos das escolas públicas estaduais integra os investimentos do Governo do Estado na área da Inclusão. Os investimentos foram da ordem de R$ 500 mil.

À época da entrega dos dispositivos aos alunos, a secretária da Educação, Fátima Gavioli, destacou o empenho pessoal do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado. “O que o governador e a dona Gracinha me disseram é que onde houver tecnologia que favoreça e promova a inclusão, o Governo de Goiás vai buscar”, afirmou a secretária.

O processo para que o estudante Zaqueu, de uma unidade escolar pública municipal, fosse atendido teve andamento na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Mineiros e a Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais.

Aparelho portátil
O dispositivo OrCam MyEye é um equipamento que, ao ser acoplado aos óculos, captura imagens e textos, letras e números e transforma estas informações em áudio, facilitando a aprendizagem para estudantes deficientes visuais que ainda não dominam a leitura em Braille – um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.

Foto e texto: colaboração da Comunicação Setorial da Seduc

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*