Ambulantes irregulares irritam donos de bancas na Feira do Guará

Muitos aproveitam da falta de fiscalização para trabalhar no estacionamento da feira, e só um está autorizado pela Administração do Guará para atuar no local

Por Amarildo Castro – Clientes e moradores que frequentam a Feira do Guará, uma das mais tradicionais no Distrito Federal, reclamam que não podem estacionar tranquilamente nos arredores do estabelecimento para fazer suas compras por causa da grande quantidade de ambulantes. E fazem coro à reclamação, os comerciantes legalmente estabelecidos na feira, eles se sentem prejudicados. Isso porque o local foi tomado por ambulantes, especialmente aos finais de semana, quando o movimento é maior. Por ali, esse tipo de comércio ocupa dezenas de vagas, obrigando a clientela tradicional da feira deixarem seus carros sobre gramados ou em locais muito distante. Como se não bastasse, a reclamação dentro da feira é geral, isso porque os donos das bacas estão se sentido lesados pela chamada concorrência desleal.

Todos os dias de funcionamento da feira, especialmente aos sábados e domingos, os ambulantes, além de fazerem concorrência com feirantes, ocupam diversas vagas no estacionamento

“A gente paga taxa tanto para a associação a feira, quanto para o governo, e o pessoal que aí fora está, não paga nada disso, e ainda usam a estrutura da feira para o dia a dia, sem ajudar com nada, é uma completa falta de respeito”, comentou um ambulante, no anonimato.

Além de ocupar as vagas, alguns ambulantes promovem algazarra, com caixas e outros utensílios pelo estacionamento

Um levantamento feito pela reportagem do Jornal GuaráHOJE Cidades mostra que os comércios mais prejudicados da feira são lojas de castanhas e frutas, além de utensílios. “Eles, os ambulantes, chegam cedo, ocupam as vagas, e sem fiscalização, ficam no estacionamento o dia todo, e se a imprensa chega, se alguém perguntam se estão autorizados a funcionar, dizem sempre que têm permissão, mas é quase tudo mentira”, relatou outro comerciante da feira.

Até a venda de CDs piratas, que é algo já fora de moda tenta implacar no estacionamento

E nesse quesito, o comerciante tem razão. Segundo a Administração Regional do Guará,  A Administração cumpre o disposto no Decreto 39.769/2019 não autorizando atividade ambulante de produtos concorrentes aos da Feira do Guará no raio de 300 metros desta, e no momento, apenas um ambulantes que atua na região tem autorização para vender seu produto, que não concorre com os feirantes da Feira do Guará.

Cristiano Jales: “Fazemos a nossa parte, entregando ofícios à Administração do Guará e DF Legal

Fiscalização precária

Embora a Administração do Guará tenha confirmado que o governo faz frequentes visitas ao local com seus fiscais do DF Legal, na prática, observou a reportagem essas visitas na realidade são bastante escassas, e quando acontecem, ficam no estacionamento por no máximo uma manhã, e assim que os fiscais vão embora, tudo recomeça, rapidamente os ambulantes retomam os postos.

Em depoimento à reportagem, Cristiano Jales, presidente da Associação do Comércio Varejistas e Feirantes da Feira do Guará (ASCOFEG), ele disse que já entregou vários ofícios ao DF Legal e também à Administração do Guará, e nos últimos dias, foram enviados pedidos ao Detran, pedindo providências. “A nossa parte a gente está fazendo, mas a questão da forma como está, é enxugar gelo, porque é preciso de uma fiscalização constante, para que se tenha efeito, mas a gente não desiste”, citou.

Ele ainda criticou a falta de respeito à Lei distrital 4748, que proíbe a presença de ambulantes a menos de 300 metros das feiras, para que não prejudiquem os feirantes. Cristiano disse que não é contra os ambulantes, mas sim, é preciso um local para eles, que não seja no estacionamento da Feira do Guará.

Ofício entregue ao governo pela Ascofeg: pedido de fiscalização

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*