Ampliação da presença feminina no setor portuário é tema de debate promovido pelo OGMO/Paranaguá

Com um mercado predominantemente masculino, a atividade portuária e marítima têm ganhado cada vez mais a participação das mulheres (Créd. Claudio Neves, Portos do Paraná)
Com um mercado predominantemente masculino, a atividade portuária e marítima têm ganhado cada vez mais a participação das mulheres (Créd. Claudio Neves, Portos do Paraná)
OGMO/Paranaguá – Órgão de Gestão de Mão de Obra do Porto Organizado de Paranaguá – promove, durante a semana de comemoração ao Dia Internacional de Mulher, uma programação especial com ações que visam a discussão e a análise da ampliação da presença das mulheres no setor portuário e na sociedade. Com um mercado predominantemente masculino, a atividade portuária e marítima têm ganhado cada vez mais a participação das mulheres, mas, ainda, de forma consideravelmente tímida.

Para o OGMO/Paranaguá este é um desafio que só será possível por meio de debates, discussões e ações de fomentação. Para isso, o órgão promoverá entre os dias 7 e 11 de março, uma série de atividades, debates, palestras e discussões sobre o assunto, no auditório de sua sede administrativa. “Convidamos grandes nomes femininos do setor portuário e da sociedade para compartilharem suas histórias e experiências, em um bate papo em busca da equidade de gênero”, explica a Dra. Shana Carolina Bertol, diretora executiva do OGMO/Paranaguá.

Entre as convidadas para os debates e palestras estão a Gerente de RH do Terminal de Contêineres de Paranaguá – TCP, Thais Marques, que falará sobre a “Beleza de cada ciclo”; a responsável pelo Desenvolvimento Humano e Organizacional do OGMO, Estela Sena, que apontará sobre a “Origem do Dia da Mulher”; a Advogada Especialista em Direito do Trabalho Portuário, Dra. Silvana Alves, que abordará o protagonismo feminino com a palestra “Lute Como Uma Garota”; a Procuradora da Mulher da Câmara de Vereadores de Paranaguá, Me. Vandecy Dutra, que falará sobre a “Valorização da mulher na sociedade e na política”; e a Coordenadora da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Paranaguá, a GCM Marcia Garcia, que trará para discussão “A violência contra as mulheres e os desafios na região.”

Presença feminina no mercado portuário
O equilíbrio dos cargos de liderança dentro do OGMO/Paranaguá sempre foi uma preocupação para a direção executiva do órgão e para os membros de seus conselhos administrativos. Na atual gestão, há um cuidado em balancear os cargos na instituição. Hoje, 50% dos postos de chefia são ocupados por mulheres. “É importante sempre buscarmos essa igualdade. As mulheres ainda são minoria nos espaços de liderança e chefia, muito embora tenham uma qualificação igual ou superior à dos homens. Temos que fazer a diferença para poder mudar esse cenário e, dentro do OGMO/Paranaguá, essa é uma preocupação real”, explica a Diretora Executiva.
Dra. Shana Carolina Bertol, diretora executiva do OGMO Paranaguá, é uma das lideranças femininas no Porto Organizado de Paranaguá (Créd. Claudio Neves)

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*