Enel promove encontro com produtores rurais de Piracanjuba

Ação intitulada Energia no Campo foca na aproximação com clientes da zona rural de todo o Estado; 

Companhia também disponibilizará a unidade de atendimento móvel oferecendo todos os serviços para os participantes do evento. 

Comprometida com a melhoria constante no atendimento ao produtor rural, a Enel Distribuição Goiás leva nesta sexta-feira (03), para a zona rural de Piracanjuba, o encontro Energia no Campo. O objetivo da ação é aproximar a empresa dos produtores rurais, mostrar os investimentos que estão sendo realizados na região, mostrar as novas ações desenvolvidas pela empresa e tirar dúvidas. Além disso, a companhia também leva para a região a unidade de atendimento móvel, onde os clientes poderão realizar todos os serviços disponíveis em uma loja de atendimento, incluindo o Recadastramento na Tarifa Rural e a negociação de débitos com descontos de até 50%. 

De acordo com o Diretor de Gestão e Planejamento da Enel Distribuição Goiás, Roberto Vieira, esses encontros são mais uma mostra do comprometimento da empresa em melhorar continuamente o fornecimento de energia no Estado e o atendimento ao cliente. “Temos o compromisso de melhorar cada vez mais os nossos serviços na zona rural de Goiás, para que os nossos produtores contribuam ainda mais para o desenvolvimento deste Estado. Com planejamento, investimento, manutenção, tecnologia e trabalho duro, entregaremos energia com a qualidade que o produtor goiano precisa e merece”, ressalta Roberto. 

A Loja de Atendimento Móvel da Enel ficará no “Armazéns Gerais Dois Irmãos” nesta sexta-feira, das 14h às 16h, disponibilizando todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como troca de titularidade, religações e ligações novas. A companhia também oferecerá uma negociação facilitada para aqueles clientes com contas em atraso. A ação Quita Fácil está disponível para todos os clientes do Estado até o dia 31 de dezembro. 

O responsável por Mercado da Enel Distribuição Goiás, Nelson Assumpção, também lembra que a empresa disponibiliza, desde o ano passado, um canal de atendimento exclusivo para o produtor rural, por meio do WhatsApp (62) 9829 9908. “O número funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e é totalmente feito por atendimento humano”, completa.  

Durante toda esta semana, a Enel está realizando inspeções preventivas na rede do município corrigindo possíveis pontos de defeitos na rede elétrica e realizando a poda de galhos de árvores que estão próximos da rede. “Reforçamos as equipes na cidade para realizar essas ações de manutenção preventiva que garantem a redução de ocorrências, por falta de energia, durante o período chuvoso”, finaliza Roberto Vieira.  

Desde que foi iniciado, em 2019, o Energia no Campo já passou pelas regiões de Morrinhos, Bela Vista, São Miguel do Araguaia, Itapuranga, Jataí, Itaberaí, Mineiros e Iporá. 

Investimentos  

Desde que assumiu a distribuição de energia em Goiás, a Enel já investiu cerca de R$ 17 milhões em obras de melhoria, manutenção, expansão e digitalização do sistema elétrico de Piracanjuba. A maior parte destes investimentos, foram focados nas conexões rurais, conectando novos clientes à rede de distribuição e levando energia as comunidades rurais da região. Apenas em Piracanjuba, a empresa já conectou cerca de 245 novos clientes rurais e outros 30 devem já ser conectados nos próximos meses.  

Roberto Vieira explica que, para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico do município e diminuir as interrupções do fornecimento de energia, a companhia intensificou o número de manutenções preventivas e corretivas em todo o município. De acordo com ele, somente entre 2020 e setembro de 2021, a companhia já realizou 2.120 podas de árvores que estavam em contato com a rede, corrigiu 1314 pontos de degradação, como cabos deteriorados, cruzetas e isoladores danificados, e limpou mais de 550 quilômetros quadrados de faixa de servidão na zona rural.   

Aliadas às manutenções, a Enel tem investido fortemente na digitalização da rede elétrica de Piracanjuba por meio da instalação de equipamentos telecontrolados. Os aparelhos telecomandados permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. Estes podem ser instalados em redes trifásicas e monofásicas. Até o momento, o município já conta com 63 equipamentos telecontrolados, entre chaves telecomandadas, nas redes trifásicas, e religadores automáticos de redes monofásicas, chamados de TripSaver, que já estão em operação na zona rural do município. Ainda neste ano, mais cinco equipamentos destes serão instalados na rede.   

“O TripSaver substitui as chaves fusíveis tradicionais, que são conhecidas pelos clientes como ‘bananas’ ou ‘canelas’. Quando ocorre um desarme na rede que possui uma chave fusível, causada por um efeito transitório, como o toque da vegetação ou de um animal, por exemplo, é preciso que uma equipe vá ao local para rearmá-la. Nos pontos onde existem os TripSavers, ocorre o rearme automático do circuito. O equipamento faz três tentativas, sendo uma a cada 12 segundos. Se depois dessas três manobras o circuito continua desarmando, o equipamento sinaliza ao Centro de Operações que é necessário o envio de uma equipe para percorrer a rede e entender qual é a causa daquela falha”, descreve Roberto.   

O diretor acrescenta que todas essas ações já refletem nos indicadores de qualidade da empresa no município, que tiveram melhora expressiva no período de atuação da Enel em Goiás. Em 2016, ano anterior ao início da gestão da Enel na distribuição de energia de Goiás, a cidade tinha uma frequência média de interrupções no fornecimento de energia de 34 vezes ao ano e essas interrupções tinham uma duração média de 31 horas. “Em setembro de 2021, os indicadores de qualidade em Piracanjuba já tiveram melhoras expressivas: a frequência das quedas de energia caiu para 11,50 vezes ao ano (- 66%) e a duração baixou para 20,55 horas (- 44%). As melhorias já são muito significativas, mas sabemos que esse ainda não é o número ideal e por isso seguiremos investindo fortemente em todo o sistema elétrico, para dar ao município a qualidade do fornecimento de energia que eles merecem”, completa.   

Serviço 

Energia no Campo 

Quando: sexta-feira (03) 

Horário: 14h às 16h 

Local: Armazéns Gerais 2 Irmãos – Rodovia GO 217, Km 30,7 – Saída para Caldas Novas 

Sobre a Enel Distribuição Goiás  

 

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Texto e foto: colaboração da Enel Goiás

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*