Ao lado de prefeitos do Entorno Sul, Caiado e Ibaneis inauguram Sistema Produtor Corumbá

Governador Ronaldo Caiado inaugura a Captação Corumbá, do Sistema Produtor Corumbá, em Luziânia (Fotos: Júnior Guimarães)

Estação de distribuição fica em Valparaíso, onde mandatários participaram de evento para entrega das obras

Após mais de dez anos de espera, enfim, o Sistema Produtor (de água) Corumbá foi entregue na manhã desta quarta-feira, 6 em Valparaíso de Goiás, onde está localizado o centro de distribuição, em frente à BR 040, Km 06, Parque Esplanada IV. Ao todo, a obra consumiu 440 milhões, sendo parte de investimentos da Caesb e Saneago, e outra parte, com financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, BIRD. No total, o novo sistema reforçará o abastecimento em quatro cidades da Região Metropolitana Sul (Luziânia, Novo Gama, Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental), e mais quatro cidades do Distrito Federal, que são Gama, Recanto das Emas, Santa Maria e Riacho Fundo II. A água do novo sistema é captada do Lago Corumbá IV.

Inauguração ‘uniu’ por um bom motivo os governadores do DF e Goiás, Ibaneis Rocha e Ronaldo Caiado (Foto de Linice Moreira)

Pouco antes de visitar o Centro de Distribuição em Valparaíso, quando esteve no local de captação, no Lago Corumbá, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), em entrevista disse que a demora na entrega da obra que, agora concluída, vai beneficiar cerca de 1,3 milhão de pessoas a partir do reforço e ampliação do abastecimento de água em Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama, além da região Sul do Distrito Federal. “Ficou parada por seis anos, por causa dos grandes problemas da Saneago, que nem precisamos mencionar”, lembrou Caiado, numa referência aos escândalos de corrupção em gestões anteriores da Companhia.

O prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró: “Obra veio em boa hora, e nosso desafio agora é tratar esgoto, mas vamos conseguir porque MP do Governo Federal nos ajuda

“Recebemos 56% da obra e em apenas três anos concluímos”, destacou o governador. “A população já estava desacreditada. Temos aqui um servidor da Saneago que, só na obra, ficou quase 25 anos”, repreendeu. Considerada uma das maiores obras de saneamento do País, com quase R$ 440 milhões em investimentos, o empreendimento vai acompanhar o crescimento vegetativo dos municípios da região e garantir a distribuição de água durante todo o ano, inclusive no período de estiagem.

O atendimento do Entorno Sul de Goiás é um antigo projeto da Saneago iniciado em 1989 com o nome de Sistema de Abastecimento de Água Grande Luziânia. O investimento era estimado à época em R$ 24 milhões até o ano de 2003. O projeto foi iniciado, porém a captação do Lago Corumbá foi inundada em 2005 devido a implantação da barragem. Mesmo com o prejuízo e com o processo frustrado, a Companhia voltou a fazer novo planejamento para o atendimento de uma das regiões que mais cresce no país.

O Sistema Produtor de Água Corumbá foi concebido, na configuração atual, para equacionar o problema de abastecimento público de água da região do Entorno Sul de Brasília e parte do Distrito Federal, em uma ação conjunta entre a Saneago e Caesb. A concepção atual foi idealizada no ano de 2006. “É todo um trabalho no qual estamos conseguindo dar dignidade e cidadania às pessoas que habitam o Entorno de Brasília”, frisou o líder goiano.

Sistema é capaz de atender até 1,3 milhão de pessoas diariamente

Prefeitos e vice-governador do DF elogiam obra

Durante a visita dos governadores Caiado e Ibaneis ao Centro de Distribuição Sistema Corumbá, vários prefeitos falaram sobre a importância da obra. “Era muito aguardada por todos nós, e agora chega para trazer um alívio, a garantia de um bom abastecimento, tudo isso aqui é um marco para nós”, citou o mandatário de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB). Ele ainda citou que agora a luta é para resolver a questão do saneamento do esgoto. “Temos uma nova MP assinada pela Presidência da República, e isso nos ajudará a resolver essa questão do saneamento, do esgoto que ainda é um desafio para nós”, citou.

Outro prefeito que opinou sobre a inauguração do Sistema Produtor Corumbá foi Fabio Correa (PL), prefeito da Cidade Ocidental “Estou feliz como político e como morador da Ocidental, porque isso é garantia de água e vida para nossa população”, citou.

Paco Brito: “A gente inaugura obra funcionando, e não o contrário”

Por fim, o vice-governador do DF disse que ao contrário de outros anteriores, o GDF inaugura obra funcionando, e não pela metade, e que o novo Sistema Produtor Corumbá chega como o marco na atual gestão, porque conseguiu concluir e bem.

Texto de Amarildo Castro com Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

GALERIA DE FOTOS

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*