Área do Jóquei Clube é ‘invadida’ por inhambus no DF

Fotomontagem com foto de Amarildo Castro e www.faunanews A foto do inhambu é ilustrativa
  • Área enorme que será transformada em condomínios residenciais está cheia de inhambus, ave que corre risco de extinção em algumas áreas do Brasil

POR AMARILDO CASTRO

Um foto bastante inusitado no coração de uma área nobre do Distrito Federal. Em uma área de 2.277.233,172m², onde hoje se compõe um imenso verde formado por área de Cerrado e capinzal, a chamada área do Jóquei Clube de Brasília, onde no futuro serão construídos vários condomínios, está quase toda ‘tomada’ por inhambus, especial, o Inhambu Xitão. Isso mesmo a avezinha que deu origem a um das duplas mais famosas do Brasil, Xitãozinho e Xororó.

Pista de hipismo, hoje abandonada, mas cercada de cerrado e capim, lugar ideal para os inhambus, que por ali, parece não ter predadores em potencial

Embora os animais não são vistos facilmente, sendo preciso perícia para fotografá-los ou simplesmente vê-los, é possível ouvir as aves cantando no final das tardes ou manhãs em uma bela sinfonia na região.

Em uma breve passagem pelo setor para gravar um vídeo na tarde desta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, foi possível ouvir o canto dos animais, que pelo visto, ‘invadiram’ o espaço e não estão nem aí para o futuro condomínio.

Sem espaço e cercados por prédios, retou ali no Jóque Clube uma área de cerrada onde quase ninguém anda, principalmente no grande quadradão na curvatura oval da antiga pista para hipismo, onde o capim e as árvores do cerrado encontraram um lugar sólido para crescer, e por lá, quem agradece são os inhambus.

Antiga construção central do Jóque Clube, hoje abandonado

Novo bairro

Em um texto publicado pela Agência Brasília, descreveu a área do Jóque Clube de Brasília sendo para a criação do novo bairro chamado Setor Jóquei Clube (SJC), na Região Administrativa de Vicente Pires, foi aprovada nesta quinta-feira (10) pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). A previsão é que 51,9 mil moradores ocupem até 17,3 mil apartamentos a serem construídos na região, conforme estimativa da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), proprietária do terreno e responsável pelo projeto de parcelamento do solo.

Local dará lugar a um bairro planejado, mas por horas, inhambus agradecem enquanto obras não começam

O Setor Jóquei Clube tem a área total de 2.277.233,172m², localizada entre a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e a Via Estrutural. O objetivo do parcelamento é promover a oferta de novas áreas habitacionais com a criação de 261 lotes para moradia, comércio, serviços, indústria e uso institucional, além de dois parques urbanos, espaços para áreas verdes e equipamentos públicos, como escolas e uma nova subestação de energia.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*