Audiência debaterá sobre equipamentos públicos no Guará, com destaque para o Ginásio do Maxwell

Reunião virtual será em 14 de dezembro, sobre a Arena Guará e uma subestação da CEB

 LEANDRO CIPRIANO

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) convoca a população para participar de uma audiência pública virtual em 14 de dezembro, a partir das 19h. O objetivo é debater a criação de lotes para dois equipamentos públicos no Guará: a Arena Guará, na QE 11, e a futura subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB), na QE 5. O aviso foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Os interessados poderão participar pela plataforma Zoom, com o link disponível para acesso no dia da audiência. A ideia é apresentar à população a proposta de desafetação dessas áreas públicas. Ou seja, alterar a destinação inicial do local para transformar em lote, com a finalidade de alcançar a regularidade das áreas pretendidas para os equipamentos públicos.

No caso da Arena Guará, a administração local está pleiteando uma área de 2.672,80 metros quadrados para a criação de um lote voltado às atividades desportivas e culturais, regularizando a ocupação de um ginásio que foi utilizado por um antigo colégio. Com isso, é esperado aproveitar a estrutura existente para o uso da população.

Já a CEB Distribuição S/A está pleiteando uma área de 7.238,72 metros quadrados para a construção de uma subestação que atenda a demanda por energia no local, devido ao aumento populacional no Guará. Para isso, é necessária a desafetação de 2.938,53 metros quadrados de área pública.

“São propostas de alterações de parcelamento motivadas por necessidades que vão surgindo com o desenvolvimento das cidades, gerando demandas por regularização ou implantação de novos equipamentos públicos”, ressaltou a diretora de Parcelamento do Solo da Seduh, Eliane Monteiro.

Transparência

Com a audiência pública é esperado democratizar o acesso às discussões e garantir a transparência com a participação dos cidadãos. Por isso, o evento será aberto a toda a sociedade e feito de forma virtual, em respeito às medidas de segurança impostas durante a pandemia.

Toda a informação necessária para subsidiar o debate está disponível no site da Seduh, na área de audiências públicas. Perguntas, sugestões ou recomendações deverão ser realizadas durante o evento, por meio do chat de comentários, no ambiente virtual.

Trâmite

Depois da audiência, as propostas ainda precisam passar pelo aval do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan).

Em seguida, as áreas serão incluídas em um novo Projeto de Lei Complementar (PLC) elaborado pela Seduh, que reúne outros lotes de equipamentos públicos em várias regiões administrativas do DF que estão pendentes de regularização.

O PLC será encaminhado para análise da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Depois disso, deverá ser sancionado pelo governador Ibaneis Rocha.

 Serviço

Audiência pública sobre a criação de lotes para regularizar a Arena Guará e implantar uma subestação da CEB

Data: 14 de dezembro

Horário: 19h

Acesso: Pelo Zoom, disponível no dia do evento

Fonte/texto e foto: site da Administração do Guará

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*