O Festival será realizado gratuitamente no Complexo Cultural de Samambaia e reunirá manifestações culturais de raiz, como Jongo, Folia de Reis, Samba Chula, Bumba meu Boi, Capoeira, Coco de Roda e Samba Rural do Recôncavo Baiano
Um final de semana de imersão cultural em Samambaia é a grande pedida para quem ama ou ainda quer descobrir as riquezas das tradições e manifestações populares brasileiras. Neste sábado (18) e domingo (19), o Festival Folguedo leva, ao Complexo Cultural de Samambaia, apresentações de grupos musicais, oficinas e roda de conversa, envolvendo estudiosos e mestres da Cultura Popular.
Para o idealizador e coordenador do Festival, Leandro Costa Araújo, esta será uma oportunidade de conhecer e prestigiar uma arte genuína, já que apenas 10% da população consome arte com frequência e esse percentual fica ainda mais baixo quando se trata de manifestações populares. “Há uma carência muito grande em resgatar a tradição popular, que é tão forte na vida das pessoas, e Brasília, cuja população é uma mescla das regiões brasileiras, tem um grande público que aprecia e sente saudades das manifestações do seu lugar de origem”, lembrou.
O resgate da tradição popular também faz parte da programação das quatro oficinas que serão oferecidas: Penteados Afro; Samba de Roda do Recôncavo Baiano, com Cid Aroeira; Jongo do Cerrado, com Apoena Machado; e Capoeira de Angola, com mestre Formiguinha. Além das apresentações dos grupos e das oficinas, o Festival Folguedos manterá ainda, durante os eventos, uma ecofeira sustentável, realizada por artistas do DF, que estarão expondo e comercializando obras feitas a partir de recursos naturais ou recicláveis.
O evento respeitará todos os protocolos de segurança para controle da pandemia de Covid-19, como uso de máscaras, limitação de público e uso de álcool gel. A entrada é franca e as atividades contarão com ações de acessibilidade, oferecendo guia para cegos e reserva de espaços para pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e portadores de deficiência. O Festival Folguedos é realizado pelo Ponto de Cultura Waldir Azevedo, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, e apoio da Agenda Cultural de Brasília e da Escola Cultural Capoeira Fio da Navalha e da Mão Única Filmes.
SERVIÇO
Festival Folguedos
Quando: 18 e 19/12. Sábado, a partir das 15h. Domingo, a partir das 14h30
Local: Complexo Cultural de Samambaia (Centro Urbano – Samambaia Sul)
Entrada Franca
PROGRAMAÇÃO:
Sábado – 18/12/2021
15h – OFICINA:Jongo do Cerrado (Apoena);
16h – RODA DE CONVERSA
16h30 – OFICINA: Penteado Afro
17h – OFICINA: Capoeira de Angola (Mestre Formiguinha)
18h – OFICINA: Samba de Roda (Cid Aroeira);
Domingo – 19/12/2021
APRESENTAÇÃO DE GRUPOS MUSICAIS:
14h30 – Mestre Volmi Batista
15h20- Boi de Seu Teodoro
16h10- Capoeira Fio da Navalha
17h – Calango Careta
17h50 – Martinha do Coco
ECOFEIRA: feira sustentável realizada por artistas do DF, que estarão expondo suas obras feitas somente de recursos naturais ou recicláveis – Sábado e Domingo.
Deixe uma resposta