Câmeras de videomonitoramento são instaladas no SIA

Sistema será controlado pela Secretaria de Segurança do DF e vai ajudar a monitorar fluxo de gente e veículos na cidade

O Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) recebeu câmeras de videomonitoramento para trazer mais segurança para a população. A instalação está sendo realizada através de emenda parlamentar do deputado Delmasso (Republicanos), no valor de R$ 365 mil. A Secretaria de Segurança será responsável por monitorar as 20 câmeras.

“O uso das câmeras de videomonitoramento contribui de forma eficiente com o trabalho realizado pelas forças de segurança, por aqueles que estão em campo, com investigações realizadas pela  Polícia Civil e órgãos do Judiciário, como Ministério Público e tribunais, e ações de policiamento da Polícia Militar. Estamos investindo fortemente na ampliação desses equipamentos, pois nosso objetivo é que todo o Distrito Federal esteja monitorado”, contou o secretário de Segurança Pública, o delegado Anderson Torres.

São câmeras em alta resolução. Todas as imagens são transmitidas para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne órgãos, instituições e agências do Governo do Distrito Federal (GDF). O Centro de gestão compartilhada reúne serviços voltados para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização e funciona de forma ininterrupta, ou seja, de segunda a domingo, 24h por dia.

A definição dos locais em que os equipamentos são instalados são áreas de interesse permanente, ou seja, definidos com base em levantamentos realizados pela Subsecretaria de Gestão da Informação (SGI), da SSP/DF, e também com orientação de responsáveis por batalhões e delegacias. Os estudos apontam as chamadas “manchas criminais”, em que é possível detectar dias, horários e locais de maior incidência de crimes.

A administradora do SIA, Luana Machado, comemorou as conquistas da cidade. “Ganhamos de presente as câmeras de videomonitoramento para melhorar a segurança da população”, disse.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública do DF.

Foto: Maurício Araújo-SSP.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*