Caso de cavalo agredido por gari em Valparaíso causa repercussão na cidade e prefeitura promete apuração

POR AMARILDO CASTRO

O caso de um cavalo que estava comendo restos de lixo orgânico em uma lixeira em uma avenida do bairro Anhanguera C, em Valparaíso de Goiás, em vídeos divulgados nas redes sociais no último sábado, 17, causou grande comoção na cidade, e na web, em contas de grupos ligados à cidade, não se fala em outra coisa.

Nas imagens de vídeo, que teriam sido gravadas por uma câmera de segurança, um gari, que chega para recolher o lixo de uma lixeira vê o animal perto do equipamento público procurando alimentos. Na sequência, o gari desfere uma espécie de golpe no animal usando as próprias mãos. Fraco, o animal cai e parece ter quebrado algum membro, e não consegue mais levantar.

Os colegas de trabalho do gari ainda tentam ajudar o homem a colocar o animal de pé, mas sem sucesso. Em imagens feitas posteriormente por populares, o cavalo já aparece no chão agonizando.

A reportagem não teve acesso ao fatos seguintes, digamos o que ‘fizeram’ com o animal.

Nas redes sociais o clima é de revolta e muita gente pedindo providências.

Nesta manhã de domingo, 18, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Valparaíso de Goiás divulgou a nota abaixo, garantindo que vai apurar os fatos e tomar providências.

Nota de esclarecimento: caso de cavalo agredido, no Anhanguera C

“O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás informa que, o caso está sendo devidamente apurado. Os envolvidos já foram identificados, restando a qualificação do dono do cavalo agredido. 

No máximo até a próxima terça-feira (20/02), esperamos que às medidas administrativas estejam encerradas e os devidos relatórios encaminhados à Polícia Civil do Estado de Goiás, que sempre tem trabalhado em parceria e dado todo o apoio necessário ao Poder Executivo. 

Ressaltamos que a ação do prestador de serviço é injustificável. Porém, não foi a causadora das lesões no cavalo, que caiu dessa forma por se encontrar extremamente debilitado. 

Entendemos que a compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana e a Prefeitura Municipal não aprova maus-tratos a qualquer espécie.

Não podemos esquecer que a liberdade, a integridade física e, sobretudo, a vida estão entre os direitos dos animais, assim como ocorre com os humanos. 

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos”.

Atenciosamente,

Marcelo Carlos da Silva.

Secretário Municipal de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás.

ABAIXO, VEJA O VÍDEO

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*