Centro-Oeste tem alta no faturamento de 67,73% no e-commerce em 2021, revela o índice MCC-ENET

Considerando o mesmo período, as vendas do setor também cresceram: 52,58%

O ano de 2021 fechou com resultados positivos para o e-commerce no Centro-Oeste. O faturamento do setor teve alta de 67,73%. Considerando o mesmo período, as vendas pela internet também cresceram: 52,58%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Continuando com o mesmo período, no faturamento por região, o Centro-Oeste ocupou a liderança. As demais regiões tiveram os seguintes resultados: Norte (61,13%); Sul (57,97%); Nordeste (56,91%); e Sudeste (41,65%).

“O forte crescimento das vendas online em 2021 revela um novo hábito do consumo, com migração de compras para a internet. No ano passado, não tivemos períodos críticos de confinamento e quarentena como em 2020, e, mesmo assim, os consumidores adotaram em maior proporção as compras remotas”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Vendas online no Centro-Oeste

Na comparação das vendas online, entre dezembro (2021 e 2020), o crescimento também foi expressivo: 26,55%. Porém, quando a base comparativa é entre dezembro e novembro, dessa vez teve queda de (−33,24%).

Considerando o período de comparação do mês de dezembro (2021 e 2020), o Centro-Oeste ficou em segundo lugar, atrás somente do Norte (32,70%). Os demais resultados foram: Nordeste (23,69%); Sul (15,24%); e Sudeste (11,99%).

Faturamento do Centro-Oeste

No faturamento, considerando os meses de comparação dezembro (2021 e 2020), a expansão foi de 27,68%. Porém, teve queda de (−43,93%), em dezembro em relação a novembro.

Na comparação por região, (dezembro de 2021 ante o mesmo mês de 2020), ficou na liderança, seguido por: Norte (25%); Sul (21,87%); Nordeste (20,03%); e Sudeste (12,82%).

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Neotrust | Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Neotrust | Compre & Confie.

Clique aqui para acessar o estudo completo.

O que é o MCC-ENET — É o resultado de uma parceria formada entre o Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). O MCC-ENET é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro. Utilizando uma metodologia confiável e dados reais de vendas dos principais varejistas, é a principal referência como fonte de informações sobre o setor, tanto para as empresas como para agentes do mercado e consumidores.

Texto: colaboração da Insight Comunicação, com foto de Amarildo Castro

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