Centros Olímpicos e Paralímpicos da Estrutural, Recanto das Emas e Brazlândia abrem rematrícula

Alunos de 2020 podem renovar, de forma on-line, a matrícula para o 2º semestre de 2021

Os Centros Olímpicos e Paralímpicos de Brazlândia, Recanto das Emas e Estrutural vão abrir a rematrícula para o segundo semestre deste ano. Nesta terça (03), a partir das 8 horas, por meio da plataforma virtual do Sigecop – da Secretaria de Esporte e Lazer, os antigos alunos desses espaços, especificamente, poderão confirmar o interesse em continuar praticando as modalidades esportivas que foram suspensas em 2020, devido à pandemia da covid-19.

Nesse primeiro momento, as unidades funcionarão com 50% da capacidade total. As vagas serão destinadas, exclusivamente, aos alunos que já faziam parte do banco de dados de matrículas da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). “Estamos trabalhando muito para retomar as aulas presenciais com uma qualidade superior a que era oferecida antes da pandemia. Sabemos o quanto é importante praticar uma atividade física para garantir a saúde do corpo e da mente, por isso os COPs vão funcionar dentro de todos os protocolos sanitários de saúde, para que a comunidade possa voltar a ter qualidade de vida”, destaca a secretária de Esporte e Lazer (SEL), Giselle Ferreira.

Devido à pandemia de covid-19, as 12 unidades esportivas precisaram suspender os atendimentos presenciais no começo de 2020. Desde então, a pasta do Esporte trabalhou para informatizar, fazer melhorias e capacitar servidores. Durante o mesmo período os contratos vigentes terminaram e os 12 COPs passam por chamamentos públicos para seleção de instituições sem fins lucrativos, responsáveis pelo corpo pedagógico das unidades. Sendo o primeiro processo completamente finalizado até o momento referente aos centros de Brazlândia, Recanto das Emas e Estrutural. À medida que os demais procedimentos administrativos forem concluídos, as unidades retornarão a receber, presencialmente, o público.

Quem poderá solicitar a rematrícula?

Todos os alunos que possuíam a matrícula ativa nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Brazlândia, Estrutural e Recanto das Emas, no mês de fevereiro de 2020.

OBS: O processo de rematrícula iniciado em fevereiro de 2020 e suspenso no dia 11 de março de 2020, em virtude da publicação do Decreto n.º 40.509/2020, não será levado em consideração para o procedimento previsto no presente Edital.

CRONOGRAMA DO PROCESSO DE REMATRÍCULA

  • Prazo para impugnação do Edital de Rematrícula: 31/7 a 1º/8
  • Resposta à impugnação do Edital de Rematrícula: 2/8
  • Cadastro de inscrição no Sigecop: 3 a 12/8, das 8h do primeiro dia às 18h do último dia
  • Análise das informações prestadas pelos alunos ou responsáveis legais e alocação de turmas: 13 a 16/8
  • Apresentação da documentação necessária à rematrícula: 17 a 21/8, diariamente, das 8h às 12h e das 14h às 18h
  • Análise documental: 17 a 21/8
  • Divulgação da lista provisória dos alunos rematriculados: 24/8
  • Fase recursal quanto à lista dos alunos rematriculados: 25 a 26/8
  • Divulgação do julgamento dos recursos e da lista definitiva dos alunos rematriculados: 27/8.

Qual a data e hora de abertura do cadastro de rematrícula?

Dia 03/08/2021 às 08h.

Qual a data e hora de encerramento do cadastro de rematrícula?

Dia 12/08/2021 às 18h.

Local ou link da rematrícula.

A primeira etapa do processo de rematrícula será totalmente on-line por meio do Sistema de Gestão dos Centros Olímpicos e Paralímpicos – SIGECOP, disponível no endereço eletrônico apenas no dia 03 de agosto : https://www.sistemas.df.gov.br/SIGECOP/

Os alunos ou representantes legais que não possuírem acesso à internet ou tiverem dificuldade no acesso ao SIGECOP poderão comparecer ao Centro Olímpico e Paralímpico do qual seja aluno, podendo solicitar auxílio de um servidor para efetivar o cadastro de inscrição. Nos seguintes dias e horários: de segunda à sexta-feira, das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

Quais dados serão solicitados para realizar a rematrícula?

No ato do preenchimento do formulário de cadastro de inscrição de rematrícula deverá ser informado obrigatoriamente o CPF do respectivo aluno, independentemente da idade do mesmo.

Como será a inscrição para os alunos com deficiência?

O aluno com deficiência deverá realizar o cadastro de rematrícula no SIGECOP – https://www.sistemas.df.gov.br/SIGECOP/  normalmente. No entanto, não aparecerá a opção de escolher a turma no formulário de inscrição.

O aluno com deficiência será avaliado previamente por uma equipe multidisciplinar, a qual indicará a turma compatível com a sua deficiência.

Prazos para entrega de documentação e locais de entregas.

De 17/08/2021 a 21/08/2021 – diariamente, das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Centro Olímpico e Paralímpico onde terá as aulas.

São documentos obrigatórios para os alunos de até 17 anos:

  • Duas fotos 3X4 (atual);
  • Cópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade do aluno;
  • Cópia do CPF do aluno;
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF do responsável legal;
  • Cópia do comprovante de residência com o CEP;
  • Cópia da declaração escolar de matrícula do ano vigente.
  • São documentos obrigatórios para os alunos a partir de 18 (dezoito) anos:
  • Duas fotos 3X4 (atual);
  • Cópia da carteira de identidade do aluno;
  • Cópia do CPF do aluno;
  • Cópia do comprovante de residência com o CEP;

Para os alunos que possuam a partir de 70 anos de idade, é obrigatório o atestado médico para a prática da respectiva modalidade, informando, inclusive, que não possui qualquer contra indicação e doença infectocontagiosa que seja impeditiva para realizar a prática esportiva.

O atestado médico é opcional para os alunos com menos de 70 anos de idade, desde que, no caso de menor de idade, autorizado por escrito pelo responsável legal, ou, para os que possuam entre 18 e 69 anos, realizem o preenchimento do Questionário de Prontidão da Atividade Física – PAR-Q.

Resultado preliminar:

O resultado preliminar dos alunos rematriculados será publicado no endereço eletrônico: www.esporte.df.gov.br, bem como será afixado no mural do respectivo Centro Olímpico e Paralímpico.

Os interessados que não tiverem o nome inscrito na relação provisória de rematriculados poderão impetrar recurso administrativo em relação ao resultado preliminar?

Sim, o recurso deverá ser destinado à Subsecretaria dos Centros Olímpicos e Paralímpicos podendo ser protocolado, dentro do prazo previsto no presente Edital, junto à Secretaria do respectivo Centro Olímpico e Paralímpico ou por meio do correio eletrônico: subcop@esporte.df.gov.br .

Como será o processo de desempate, já que serão ofertadas somente 50% das vagas?

Devido ao contexto da pandemia da Covid-19, e de modo a cumprir o protocolo de 50% da ocupação das vagas dos respectivos Centros Olímpicos e Paralímpicos, o aluno poderá ser alocado em turma distinta da indicada, para cumprir o percentual indicado.

Tão logo seja ampliado o percentual de alunos nos respectivos Centros Olímpicos e Paralímpicos, o aluno remanejado poderá optar em retornar à turma de origem.

O critério de menor idade será utilizado para escolher os eventuais alunos que necessitarão ser remanejados de turmas.

Após a alocação de turma, o aluno receberá uma comunicação no e-mail informado no formulário de cadastro de rematrícula contendo toda a documentação necessária para apresentar presencialmente no respectivo Centro Olímpico e Paralímpico.

Onde e quando será divulgado o resultado final das rematrículas?

O resultado definitivo dos alunos rematriculados será publicado dia 27/08/2021 no endereço eletrônico: www.esporte.df.gov.br, bem como será afixado no mural do respectivo Centro Olímpico e Paralímpico.

Qual a data do retorno das aulas? As aulas serão nos mesmos horários?

O início das atividades será previamente divulgado aos alunos rematriculados, tendo, inicialmente, como data provável o dia 30 de agosto de 2021.

Devido à nova formatação do Programa dos Centros Olímpicos e Paralímpicos, e tendo em vista a realização de novas parcerias com Organização da Sociedade Civil, as grades horárias das turmas de atividades/modalidades esportivas sofreram alterações.

Caso seja identificada mudança na respectiva turma, o aluno deverá indicar no formulário de inscrição de rematrícula o horário mais próximo da turma na qual estava matriculado.

Na hipótese da supressão da turma, sem a criação de turma correspondente nos dias originários, o aluno ou o representante legal poderá indicar, no formulário de rematrícula, outra opção de turma em dias distintos no respectivo Centro Olímpico e Paralímpico.

Haverá taxa a ser paga para rematrícula? E para as modalidades esportivas?

Não há custos. Os serviços oferecidos pelos Centros Olímpicos e Paralímpicos são totalmente gratuitos.

Quais as modalidades de cada COP?

Nesta primeira fase as atividades/modalidades esportivas dos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Brazlândia, Estrutural e Recanto das Emas terão 50%  do número de alunos total previstos, que é de cerca de 6 mil vagas, em cumprimento ao protocolo de retorno das atividades no contexto da pandemia da Covid-19.

COP de Brazlândia:

Atividade física orientada. Atletismo. Basquetebol. Dança. Desenvolvimento Motor I. Desenvolvimento Motor II. Futebol Society. Futvôlei. Futsal. Ginástica localizada. Hidroginástica. Jiu-jitsu . Judô. Karatê. Natação. Taekwondo. Voleibol. Vôlei de Praia. Modalidades do Ensino Especial: a) Atletismo b) Bocha c) Estimulação Básica d) Estimulação Essencial e) Estimulação Global I f) Estimulação Global II g) Hidroginátisca h) Natação i) Parabadminton j) Programa de Inclusão k) Projeto Esportivo l) Tênis

COP do Recanto das Emas :

Atividade física orientada. Atletismo. Basquetebol. Desenvolvimento Motor I. Desenvolvimento Motor I. Futebol Society. Futvôlei. Futsal. Ginástica localizada. Hidroginástica. Judô. Karatê. Natação. PFC – Voleibol. Taekwondo. Voleibol. Vôlei de Praia. Modalidades do Ensino Especial: a) Atletismo b) Bocha c) Estimulação Básica d) Estimulação Essencial e) Estimulação Global I f) Estimulação Global II g) Hidroginástica h) Natação i) Programa de Inclusão j) Projeto Esportivo

COP da Estrutural :

Atividade física orientada. Atletismo. Basquetebol. Boxe. Desenvolvimento Motor I. Desenvolvimento Motor II. Futebol de Areia. Futebol Society. Futvolei. Futsal. Ginástica localizada. Ginástica Acrobática. Hidroginástica. Judô. Karatê. Natação. PFC – Ginástica Acrobática. Taekwondo. Tênis. Voleibol. Vôlei de Praia. Modalidades do Ensino Especial: a) Atletismo b) Bocha c) Estimulação Básica d) Estimulação Essencial e) Estimulação Global I f) Estimulação Global II g) Hidroginátisca h) Natação i) Parabadminton j) Programa de Inclusão k) Projeto Esportivo k) Tênis

Quais serão as medidas de segurança da Covid-19?

  • Medição da temperatura dos frequentadores na entrada dos Centros Olímpicos e Paralímpicos;
  • Uso de tapetes sanitizantes nas entradas dos COPs e em cada ambiente na unidade;
  • Uso de máscaras de proteção facial por todos os alunos, bem como pelos professores, funcionários e colaboradores;
  • Manter o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, inclusive nas aulas;
  • Restrição do número de alunos em 50% da turma, respietando o espaçamento mínimo de quatro metros quadrados por aluno, dermarcado no solo;
  • Proibido o funcionamento dos bebedouros, exceto para encher a garrafa individual;
  • Delimitação com fita do espaço em que cada aluno deve se exercitar nas áreas e salas de atividades coletivas, respeitado o limite de distanciamento;
  • Privilegiar a ventilação natural do ambiente;
  • Limpeza e esterilização dos ambientes de uso comum;
  • Higienização dos equipamentos e itens de uso coletivo regularmente;
  • Disponibilizar dispenser de álcool gel por toda a estrutura do COP;
  •  Disposição de comunicação visual com o objetivo de orientar sobre as medidas preventivas.
  • Cada modalidade esportiva terá o seu protocolo específico.

Quando os outros COPs irão abrir?

A SEL trabalha para que todas as unidades voltem a operar as atividades presenciais. Os demais COPs  também passam por chamamento público para a parceria com Organização da Sociedade Civil (OSC), que será a responsável pelo projeto pedagógico de fomento ao esporte e lazer interligadas a ações de desenvolvimento social. A previsão é de que todas as unidades voltem a funcionar de forma plena até o fim de 2021.

Caso o aluno não queira retornar as atividades:

O aluno que não quiser retornar às atividades devido ao contexto da pandemia da Covid-19 deverá realizar todo o procedimento de rematrícula normalmente, para assegurar a sua vaga, e, após a conclusão do processo de rematrícula, terá a oportunidade de manifestar a opção de não participar das atividades em decorrência do panorama da pandemia, de modo que não tenha a matrícula cancelada.

Maiores informações e esclarecimentos acerca do processo de rematrícula poderão ser obtidos junto à Secretaria dos respectivos Centros Olímpicos e Paralímpicos, no horário das 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h, de segunda à sexta-feira, por meio do telefone (61) 4042-1828 – Ramal 2002 ou pelo e-mail subcop@esporte.df.gov.br

http://esporte.df.gov.br/rematriculas-abertas-nos-centros-olimpicos-e-paralimpicos-da-estrutural-recanto-das-emas-e-brazlandia/

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*