CLDF vai a Genebra: casos de sucesso em educação cívica na ONU

    

Foto: Patrick Gruban/ Wikipedia

A apresentação, realizada no escritório das Nações Unidades, contará com a participação do presidente da CLDF

A Escola do Legislativo (Elegis) da Câmara Legislativa foi selecionada para participar da 6ª Edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG). O seminário tem como intuito mostrar a importância da prática avaliativa na gestão pública e será realizado nesta quarta e quinta-feira (14 e 15) no escritório das Nações Unidas (ONU), localizado em Genebra, na Suíça.

Seguindo o tema do evento: “Cooperação para a Capacitação e Avaliação da Agenda 2030 no Serviço Público”, a CLDF irá apresentar internacionalmente seus cases de sucesso, que contribuem para uma aproximação e mudança de concepções entre a Casa e a população. O presidente, deputado Wellington Luiz (MDB) e a diretora da Elegis, Jane Marrocos, serão responsáveis pela representação da Câmara durante o painel de apresentação.

Wellington explica que o evento é importante para destacar as ações pela transparência na CLDF, já que o parlamento alcançou, recentemente, o primeiro lugar no ranking de transparência, segundo estudo sobre casas legislativas.

“É de grande importância para a Câmara Legislativa do DF estar presente em um evento internacional. Teremos a oportunidade de aumentar o alcance dos nossos projetos e mostrar a nossa imagem e propósito: educar para incluir a sociedade”, ressalta o presidente.

As iniciativas

Entre as iniciativas a serem apresentadas no evento, está o programa Conhecendo o Parlamento, que leva aprendizado aos cidadãos de Brasília por meio de visitas à CLDF e acompanhamento em escolas. O programa se divide em quatro projetos: Cidadão do Futuro, Jovem Cidadão, Cidadania para Todos e o Câmara vai às Escolas, que teve sua primeira edição na última realização do Câmara nas Cidades, em Planaltina.

Os projetos Cidadão do Futuro e Jovem Cidadão, que atendem escolas do DF trazendo-as para o parlamento, são desenvolvidos por uma equipe de educadores e profissionais legislativos e sofrem uma grande disputa de datas. Em 2023, foram disponibilizadas vagas para 87 edições, que se esgotaram em menos de 48 horas, gerando uma fila de espera de 43 instituições.

O deslocamento e alimentação são disponibilizados pela Câmara e as escolas com maior grau de vulnerabilidade social são prioridade na lista de espera, além de que, dentre as 87 edições, 70 são exclusivas para a rede pública.

A Elegis aponta que, com essas iniciativas, a CLDF já atendeu mais de 3.700 pessoas do DF somente no primeiro semestre de 2023. O presidente da Casa lembra: “O próprio nome, ‘Conhecendo o Parlamento’, já descreve a oportunidade do cidadão, independente da idade, de ter contato com o Poder Legislativo, lugar onde se regula, em linhas gerais, os anseios da sociedade”.

Vinícius Vicente (estagiário) – CLDF

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*