Evento internacional é promovido em conjunto pelo Governo de Goiás e a Unesco Publicado: 12 Setembro 2023 Última Atualização: 12 Setembro 2023
O Governo de Goiás e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) promovem, até esta quarta-feira (13), na cidade de Rio Quente, o Seminário Internacional Águas para o Futuro. O evento conta com a participação de representantes de 22 países e de outros Estados, e coincidiu com a data que comemora o Dia do Cerrado, dia 11 de setembro.
Reportagem exibida no programa O Mundo em sua Casa desta terça-feira (12) citou que Goiás é banhado por três importantes bacias hidrográficas: Paraná, Araguaia-Tocantins e do São Francisco. Conhecida como Território das Águas Quentes, as serras de Caldas Novas fazem parte parte da maior bacia hidrotermal do mundo. E Rio Quente, município cuja economia gira em torno da água, sedia o Seminário Internacional Água para o Futuro.
Disponibilidade
O intuito do Seminário é discutir a real situação da água no Brasil e os meios para garantir a disponibilidade da água em todo o mundo no futuro. De acordo com a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andrea Vulcanis, “a água é o elemento central de toda a natureza, tudo gira em torno da água, a gente só existe porque há água, a nossa economia, tudo se sustenta em torno desse recurso natural, que é tão importante, tão fundamental para todos nós.”
Durante o evento, o governador Ronaldo Caiado destacou a importância de discutir sobre a água, o clima e o desenvolvimento sustentável em Goiás. “É mostrando controle e também impondo regras claras para dizer o que pode ser usado, o que não pode ser usado, e de que maneira deve ser usado. Então, isso aí é o que nós esperamos que sirva de exemplo também para outros Estados e para o mundo, que Goiás está cumprindo a sua etapa e vai ser o Estado referência nacional de saber cuidar daquele patrimônio que Deus nos deu, e que é o mais importante para a nossa sobrevivência, que é a água”, declarou.
ABC Digital
Deixe uma resposta