Com novo edital, governo convoca empresas para licitação da PPP do Cave

Projeto, que foi apresentado pela primeira vez em 2015, agora parte para sua fase final, com licitação marcada já para o dia 29 de março próximo. Grupo contrário ainda tem esperança de tentará barrar projeto

A proposta de Parceria Público Privada do Cave (PPP) do Cave, depois de se arrastar por longos seis anos, chega à sua fase final. O governo lançou nesta segunda-feira, 21, o edital de chamamento público para que empresas possam fazer suas ofertas para participar do certame, que ocorrerá e, 29 de março próximo. Pelo edital, qualquer interessado deve apresentar lance mínimo de R$ 31.768.396,71 (trinta e um milhões, setecentos e sessenta e oito mil, trezentos e noventa e seis reais e 71 centavos) para gerir o espaço por trinta anos, renováveis por mais um período, caso as regras do edital de licitação sejam cumpridas, ou deixar o espaço após a data.

Segundo informou a Secretaria de Estado de Projetos Especiais do GDF, por meio de seu próprio site, e também no site da Agência Brasília, o portal oficial de notícias do governo (https://www.agenciabrasilia.df.gov.br), segundo informou, ‘mais um espaço esportivo vai ser modernizado para uso da população do Distrito Federal. Com a proposta de levar mais entretenimento, lazer e fomento à prática esportiva, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) lançou, nesta segunda-feira (21), o edital de licitação pública para construção, reforma, modernização, manutenção e operação do Complexo Esportivo e de Lazer do Guará (Cave), que abrange o Clube Vizinhança, o Ginásio de Esportes, o Estádio Antônio Otoni Filho e as áreas adjacentes’, anunciou o site.

O portal anunciou ainda que a concessão à iniciativa privada, ganhará infraestrutura com clube social e esportivo para a realização de competições e eventos, academia, restaurantes, salão para eventos, com a possibilidade de aluguel também para o setor de entretenimento, lojas comerciais e o novo estádio de futebol.

O GDF informou recentemente que a intenção é a revitalização, modernização, manutenção e operação do espaço pela iniciativa privada, em benefícios dos moradores, o que mais uma vez, traz bastante polêmica.

Local está abando há mais de sete anos (Foto de Amarildo Castro)

Segundo o projeto que foi reformulado mais de uma vez pelo GDF, a PPP é composta por dois grupos. O chamado Grupo I, terá principalmente o Kartódromo Ayrton Senna, que foi construído em 1974 numa área estratégica do Distrito Federal, e foi o cenário do surgimento de grandes nomes do automobilismo brasileiro. Após a sua reforma e modernização, o kartódromo seguirá as recomendações técnicas para obtenção da homologação de Licença ‘A’ da Confederação Brasileira de Automobilismo e estará pronto para receber competições regionais, nacionais e até mesmo internacionais, além de contar com um kart indoor e lojas especializadas.

De acordo com o projeto, o Estádio Antônio Otoni Filho, ginásio de esportes, e o Clube Vizinhança compõem o Grupo 2, cujo projeto prevê a redistribuição e qualificação de todo o seu espaço, de modo a incentivar a prática de atividades esportivas e de recreação com produtos e serviços que atendam às necessidades dos usuários. A integração dos equipamentos esportivos constituirá um novo Clube Vizinhança, que contará com estádio de futebol, arena multiuso, piscinas, churrasqueiras, quadras poliesportivas, quadras de tênis e playground que abrigarão eventos esportivos, lojas de esporte e vestuário, lanchonetes, academia e outros serviços recreativos.

Mesmo com avanço da PPP, grupo ainda tenta reverter projeto porque acredita que será prejudicial à comunidade do Guará (foto de Amarildo Castro)

Grupo contrário faz últimas ações para tentar barrar iniciativa

Se por um lado a gente elogiando o projeto de PPP, especialmente pessoas ligadas ao governo, por outro, há também um grupo contrário à privatização. O principal dele, legado à cultura no Guará, e encabeçado pelo músico Rênio Quintas, acredita que ainda é possível barrar tal iniciativa. “A gente já pesquisou, e concluiu que o projeto não atende à comunidade do Guará, e vai beneficiar aos próprios empresários e um grupo de pessoas ricas que poderão pagar para o uso do espaço a um preço inacessível para maiori. Por isso, já encaminhamos vários documentos aos órgãos competentes para barrar essa PPP, e esta semana, vamos tentar anular esse edital”, disse Quintas.

O músico explicou que além de uma representação no Ministério Público do DF contra a PPP, prepara uma nova representação à OAB DF e OAB Nacional para que as entidades possam tomar conhecimento real do andamento desse processo, e que possa, de preferência, barrar tal iniciativa juntamente com a Promotoria de Defesa do  Patrimônio Social (PRODEP).

“Tenho fé que vamos conseguir fazer isso sim, a até o último minuto, estaremos agindo, esperançosos de que nem precisa ir até o último momento, porque vamos conseguir reverter isso antes”, concluiu.

Mesmo assim, alheio à questão, o GDF, o processo de PPP segue em frente, e a licitação está marcada para 29 de março deste ano.

ABAIXO, VEJA O EDITAL LANÇADO PELO GDF NESTA SEGUNDA-FEIRA, 21

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*