Com previsão de 400 candidatos, Câmara de Valparaíso-GO pode ter renovação recorde nas eleições 2024

  • Além da expectativa recorde de candidatos ao cargo de vereador, situação da atual gestão também colabora para mudanças, com denúncias de corrupção, bate-boca constante entre parlamentares, entre outros desafios
  • A Casa de Leis teve ainda dois parlamentares que perderam seus mandatos por irregularidades, há também denúncias de corrupção e ao menos um dos vereadores é pré-candidato a prefeito, e assim, não entra no quadro da reeleição

POR AMARILDO CASTRO

Já está dando muito o que falar as eleições para o cargo de vereador em Valparaíso de Goiás. Pela primeira vez nos últimos anos, a Câmara Municipal pode ter mais de 400 candidatos a vereador, o que seria um recorde. E dessa forma, a previsão de uma renovação grande no Legislativo é uma realidade.

E isso não tem a ver somente com o possível número de candidatos que possam vir a disputar a vereança, mas sim, outros fatores, como denúncias de corrupção dentro do Legislativo, perda de mandatos (foram dois vereadores afastados na atuação gestão) e claro, um salário que embora alguns dos atuais parlamentares esnobem, chama sim atenção da maioria.

A Casa de Leis paga em torno de R$ 10 mil mensais para cada parlamentar. Com o desemprego em alta e quase nenhuma empresa na cidade pagando um salário semelhante, quem assume o cargo é visto como uma pessoa bem-sucedida na cidade, ao menos durante os quatro anos de mandato.

Em relação à expectativa dos mais de 400 candidatos a vereador para as próximas eleições, parte do princípio que até pessoas com bons cargos, no casos dos secretários de Governo, maioria se desligou do Executivo exatamente de olho em uma vaga no Legislativo.

Já entre os moradores da cidade, não faltam pessoas que à frente de algum projeto ou grupos, vai sim, se candidatar a vereador, ou mesmo para fazer composição, seja do lado do prefeito Pábio Mossoró (MDB) ou em outros grupos políticos na cidade, com destaque para o grupo de Lêda Borges e o de Maria Yvelônia.

E aí, leitor, quem de vocês quer uma cadeira na Câmara? A temporada de vagas abertas vai começar, mas são só 13 e tem prazos para ‘inscrições’…

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*