
POR AMARILDO CASTRO
O roubo de um Fiat Siena, placas JIV9J09 no estacionamento da Feira do Guará às 12h37 da última terça-feira, dia 7, chamou atenção não somente dos feirantes, mas de várias pessoas na região administrativa, que na prática, não sofre muito com esse tipo de violência, na modalidade que foi, com uso de uma arma de fogo e o roubo do carro em si. Para muitos, a Polícia Militar do Distrito Federal teria ‘falhado’ durante o desfile em comemoração aos 55 anos da cidade, em evento realizado na manhã do mesmo dia.
No entanto, o tenente coronel Henrique, comandante do 4o Batalhão do DF, responsável pela segurança no Guará explica que não quer eximir a PM na questão de proteger o cidadão, mas que os bandidos no geral procuram todo tipo de oportunidade, e uma delas é procurar locais mais vazios e vítimas em potencial, normalmente pessoas que vão entrar em um carro sozinha ou acompanhadas de outras pessoas vulneráveis. Ele explica ainda que no momento do furto, as pessoas já haviam se retirado do desfile em comemoração ao aniversário da cidade, e que o local estava vazio.
Na visão do comandante, essa foi a questão do Guará. Ele não culpa a dona do carro pelo que aconteceu, mas o fato de estar só e um local vazio contribuiu. Ele explica que naquela região sempre tem a presença de patrulhamento da polícia, mas que infelizmente, naquele momento, perto do carro de fato não havia uma viatura, mas na região, havia sim, polícia, e os bandidos se certificaram de todas as circunstâncias para realizar o crime.
Ele adiante que isso não é comum no Guará, e que o mais comum é furto de objetos no interior de veículos, mesmo assim, a polícia está sempre atenta.
Segundo o coronel, a PMDF trabalha para evitar todo tipo de violência nas ruas, mas a ousadia dos bandidos sempre vai existir, e por isso, os moradores também precisam colaborar o máximo, e pede cuidados.
Vale lembrar que a polícia já visualizou o carro em mais de uma câmera de monitoramento, mas ainda não conseguiu localizar o veículo, nem prender os bandidos. Mas as investigações estão avançadas.
O comandante do 4o Batalhão pede o apoio da comunidade para evitar roubos de carros ou outros tipos de violência, veja:
– Não deixem objetos e bolsas no interior dos veículos ;
– Não andem *digitando ou lendo* no celular;
– Não estacionem em locais escuros ou perto de pessoas suspeitas;
– Não aceitem nada de estranhos* (no carro, deixem os vidros sempre fechados à aproximação de estranhos);
– Não fiquem dentro dos carros ao estacionar. Saiam o mais rápido possível;
– Se mesmo assim, forem vítimas, *não reajam,* entreguem os bens solicitados com movimentos suaves;
“Chamem a PMDF. Estamos à disposição de todos”, diz o texto (cuidados) da PMDF.
4⁰ Batalhão
3190-0400
99970-7166
PMDF
Leave a Reply