
- Parque vivencial, que deveria ser modelo de entretenimento para moradores do Guará II, em especial as QEs 38, 44 e 46, precisa de manutenção com urgência, enquanto pessoas que residem na região pedem ao menos a retirada de uma guarita onde homem foi morto
Passadas cerca de três semanas após a morte de um morador de rua na QE 44, mais especificamente na guarita do Parque JK, no Guará II, a comunidade local pede solução para um problema antigo que se arrasta há quase vinte anos, a manutenção do parque, e agora, depois da tragédia, a retirada da guarita principal, que nunca serviu para nada. O equipamento em questão foi instalado no início dos anos 2000 como compensação ambiental promovida por construtoras que atuavam na cidade, mas a falta de recursos (ou de interesse mesmo), fez com que vários governos não se interessassem em colocar um vigilante no local.

O resultado foi o abandono total do equipamento, e que vem sendo usado por moradores de rua há mais de uma década para consumo de drogas. Até aí, apesar do incômodo para a comunidade local, o pessoal vinha suportando, mas após a morte de um morador de rua e 22 de abril (ele foi morto carbonizado dentro da guarita), a comunidade pede a retirada da guarita.

“É um transtorno para nós, só serve para uso de drogas, e agora, com essa morte, mostrou mais uma vez para que realmente serve essa guarita, precisamos de uma solução e pedimos a retirada desse equipamento urgente”
Omar dos Santos, morador da QE 44
A reportagem do Blog do Amarildo entrou em contato com a Administração do Guará, que por sua vez informou que realizará, ainda esta semana, a interdição completa da guarita, mediante lacração das portas e janelas, a fim de que se iniba a entrada de qualquer pessoa.
A Administração Regional ressalta, ainda, que está em fase final de elaboração o Plano de Ocupação do Parque Bosque dos Eucaliptos. Após a aprovação do projeto, haverá a reavaliação de mudança do local ou remoção da guarita.
O Plano de Ocupação do Parque Bosque dos Eucaliptos também prevê cercamento, quadras de esportes, parquinhos e sede própria para administração do parque, entre outros equipamentos públicos.
Leave a Reply