Como o financiamento digital de automóveis pode ajudar os pequenos lojistas do setor

Por Daniel Abbud* 

Em um país como o Brasil, que conta com milhares de estabelecimentos responsáveis por comercializar carros seminovos e usados, a atenção em otimizar os processos de análise de crédito deve ser prioridade na agenda dos pequenos lojistas que atuam no setor. Segundo informações divulgadas em agosto de 2022 pela Associação das Montadoras de Veículos (Anfavea), a cada 10 pedidos de financiamento de automóvel, uma média de sete costuma ser aprovada. 

Outro desafio observado, é que nos últimos meses, a aprovação caiu para pouco mais da metade devido a preocupação dos bancos com casos de inadimplência, que advém da alta dos juros. Contudo, a análise de crédito é um meio e não um fim para uma concessionária, já que a sua principal atividade é a compra de veículos para a revenda. No entanto, solicitações recusadas podem sim comprometer as vendas no dia a dia. 

Diante desse contexto, surgiram no mercado startups dispostas a diminuir esse risco ao oferecer uma intermediação em todas as etapas do processo, em um formato 100% on-line. O grande diferencial dessa proposta é que os pequenos empreendedores podem ter a vivência de uma experiência multibancos. Em contato com mais de 10 instituições financeiras, as chances de aprovação de um financiamento ampliam em até três vezes, chegando a recuperar cerca de 15% das demandas recusadas no modelo tradicional.

A concessionária precisa apenas fazer o cadastro em uma plataforma digital, informar os dados do cliente e acompanhar o andamento da proposta. Trata-se de uma total desburocratização da parte de documentação e formalização do contrato, fazendo com que o lojista tenha mais tempo livre para focar no gerenciamento da loja e no atendimento de outros clientes. Além disso, tal iniciativa promove a digitalização do segmento sem grandes investimentos por parte desses pequenos lojistas, beneficia o consumidor com mais chances de ter o financiamento aprovado e fomenta a expansão de empresas de tecnologia como as fintechs, isto é, todos ganham com esta inovação. 

Colaboração de Markable Comunicação, com foto ilustrativa de pixabay.com

*Daniel Abbud, CEO e sócio-fundador da Dryve, fintech com foco no financiamento digital de automóveis

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