Parlamentares dão aval ao chamado PL do Concurso da Prefeitura na votação ‘1’, agora faltam mais duas votações para que o documento seja aprovado em definitivo
POR AMARILDO CASTRO
Continua sendo a esperança para centenas de moradores de Valparaíso e região a expectativa de um concurso público para cargos no Executivo local em 2023. Na semana passada, conforme apurou o Blog do Amarildo Junto à Câmara Municipal de Vereadores, o PL, de autoria do Executivo, e que pede autorização para o certame já foi aprovado em primeira votação, faltando agora mais duas sessões para que o documento seja aprovado em definitivo, e pelo visto, deve ser aprovado, já que no primeiro ‘teste’, o PL recebeu aval por unanimidade entre os parlamentares.
Diante disso, a reportagem quis saber um pouco mais sobre a demanda por cargos na prefeitura local e entrevistou o secretário de Finanças, Milton dos Reis, o Miltinho. Embora não tenha entrado em detalhe sobre a quantidade de vagas que hoje precisam ser preenchidas, Reis afirmou que tão importante quanto a realização do certame, caso a Câmara aprove o PL, é ter dinheiro para novas contratações, e isso está dentro da previsão orçamentária para o segundo semestre de 2023 da prefeitura local.
A reportagem conseguiu apurar que a área de Educação está entre os principais setores onde há necessidade de novos profissionais, embora não há número exato sobre a carência de profissionais, que vai desde professores a outros profissionais do meio.
Miltinho garantiu que hoje a Prefeitura de Valparaíso mantém uma margem considerável dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, e dos 54% que pode gastar com funcionalismo, hoje gasta cerca de 46%, sendo assim, há sim, margem para aumentar o quadro de servidores sem drama, contando ainda que o Executivo deve ter um aumento de arrecadação em 2023, de acordo com estudos feitos pelos técnicos.
Perguntado sobre o número de vagas que a prefeitura precisa hoje para cobrir déficit, Miltinho disse que há uma equipe fazendo esse levantamento, mas que ainda não tem números, e que essa função é em especial, do prefeito Pábio Mossoró. Miltinho disse que fica a cargo do mandatário, se o concurso for aprovado, contratar ou não de imediato após o certame. No entanto, em breve entrevista anteriormente, Mossoró garantiu ao Blog do Amarildo que quer já a partir do segundo semestre de 2023 contratar uma parte dos concursados, caso tudo ‘ande’ dentro dos trâmites previstos. A outra parte ficará para cadastro reserva, com possibilidade de serem chamados a qualquer momento.
“A prefeitura tem sim, a partir de março ou abril, a expectativa é da realização do certame caso o PL na Câmara seja aprovado e essa é a expectativa do prefeito e nossa”, disse Miltinho.
Deixe uma resposta