Confira programação cultural do Brasília Iluminada 2021 nesta semana

Segunda edição terá apresentações musicais e teatrais no espaço Céu de Brasília, além do Trenó Luz com Papai Noel passando nesta segunda-feira, 27, pelo Recanto das Emas

ADRIANA IZEL, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | EDIÇÃO: ROSUALDO RODRIGUES (Fotos de Amarildo Casto/Blog do Amarildo)

Música, espetáculos teatrais e passagem da carreata do Papai Noel compõem a programação cultural do evento Brasília Iluminada, que ocorre até 20 de janeiro na área central da cidade, com ornamentação decorativa de símbolos natalinos. A visitação é gratuita e livre para todos os públicos.

Considerado o point cultural, o espaço Céu de Brasília, entre a Praça do Cruzeiro e a Catedral Rainha da Paz, será palco de apresentações culturais diversas e gratuitas, com participação de 500 artistas locais, sempre a partir das 17h30. “É uma espécie de ponto de referência do projeto, onde brasilienses e turistas podem assistir a shows e apresentações”, explica o secretário de Economia, André Clemente.

A Praça do Buriti é a principal referência do projeto Brasília Iluminada

500 artistas do DF se apresentarão no espaço Céu de Brasília, entre a Praça do Cruzeiro e a Catedral Rainha da Paz

A Orquestra Filarmônica de Brasília e o grupo Coral 10 abrem os trabalhos. Já na quinta-feira (23) se apresentam Nícolas Madalena Trio Brasileiro, com ênfase em choro; Brasília Sax, grupo de música instrumental; e Quinteto AME, grupo instrumental que une tradição e contemporaneidade.

Na véspera de Natal (24), a programação celebra a data com o quinteto Bravíssimo Jazz Natalino, que fará versões jazzísticas de músicas temáticas. Depois tem o show do Bradixie Band, grupo que mistura rhythm’n blues, jazz e soul music.

No dia do Natal (25), o Duo Violino e Piano Arraes-Moyer abre os trabalhos numa tarde de música clássica seguida da apresentação do Grupo Vocal Okttetti. No encerramento, tem o Auto de Natal, da Cia. Teatral Mapati, que recria a história do nascimento de Jesus.

No dia 26, a programação começa com o grupo Regional Segura Elas e segue com os shows da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília – Projeto Waldir Azevedo e Brasília Brass Ensemble. No dia 30 é a vez do Quarteto de Trompas Mozart, do grupo Goodtime Rock Band e da multi-instrumentista Nãnan subirem ao palco.

No último dia de 2021, o público acompanhará as apresentações do Coro Laetare, Identidade Brasileira e Toccata Coral e Orquestra. Já no primeiro dia de 2022, quem comanda a programação é o Piano Cello e Lelê Alves.

“(O Trenó Luz) Vai passar pelas cidades levando o Natal para a população que não quiser vir ao centro de Brasília”André Clemente, secretário de Economia

Atração itinerante

A atmosfera natalina do Brasília Iluminada também será levada para outras regiões do Distrito Federal com o Trenó Luz. Em formato de trio elétrico, ele reproduz um trenó com cenário natalino e com a presença do Papai Noel, que vai ter programação itinerante pela capital federal. “Vai passar pelas cidades levando o Natal para a população que não quiser vir ao centro de Brasília”, explica Clemente.

A primeira região a receber o trenó é Ceilândia. O trio sai sempre do Palco Céu de Brasília com direção às cidades e o passeio tem duração de duas horas. Já estão confirmadas as datas em locais como São Sebastião, Paranoá, Itapoã, Riacho Fundo e Águas Claras.

Programação Céu de Brasília

Sempre a partir de 17h30

23/12: Nícolas Madalena Trio Brasileiro, Brasília Sax e Quinteto AME
24/12: Bravíssimo Jazz Natalino e Bradixie Band
25/12: Duo Violino e Piano Arraes-Moyer, Grupo Vocal Okttetti e Auto de Natal, da Cia Teatral Mapati
26/12: Regional Segura Elas, Orquestra de Cavaquinhos de Brasília – Projeto Waldir Azevedo e Brasília Brass Ensemble
30/12: Quarteto de Trompas Mozart, Goodtime Rock Band e Nãnan
31/12: Coro Laetare, Identidade Brasileira e Toccata Coral e Orquestra
1º/1: Piano Cello e Lelê Alves

Leia tambémSecretário de Economia fala sobre projeto Brasília IluminadaLuzes do Brasília Iluminada serão acesas nesta quarta (22)Brasília Iluminada vai gerar mais de 6,8 mil empregos

Programação Trenó Luz

27/12 (16h30): Recanto das Emas
28/12 (16h30): Taguatinga
29/12 (16h30): Sol Nascente
30/12 (16h): Sobradinho e Sobradinho II
31/12 (17h30): Asa Norte e Asa Sul
1º/1 (17h): São Sebastião e Jardim Botânico
2/1 (16h30): Paranoá e Itapoã
3/1 (16h): Santa Maria
4/1 (17h45): Sudoeste, Cruzeiro e Octogonal
5/1 (16h30): Gama
6/1 (16h30): Riacho Fundo II
7/1 (16h30): Riacho Fundo
8/1 (16h45): Guará e Guará II
9/1 (16h30): Samambaia
10/1 (17h30): Noroeste
11/1 (16h30): Águas Claras
12/1 (horário a confirmar): Núcleo Bandeirante (passagem pela EPNB)
13/1 (horário a confirmar): Lago Norte (passagem parcial até a QI 9)
14/1 (horário a confirmar): Lago Sul (passagem por dois pequenos pontos)
15/1 (horário a confirmar): Park Way (passagem pela via principal)

Nas regiões do Varjão, Candangolândia, Arniqueira e Vicente Pires, o trenó apenas passa na entrada principal, mas não entra. As datas podem sofrer reagendamento devido à chuva. Caso isso ocorra, será remarcado até o final do evento, em 20 de janeiro.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*