Veja como foi a atuação dos 13 vereadores de Valparaíso em 2021

A atuação no Legislativo neste primeiro ano de nova legislatura foi marcada por cautela por parte dos menos experientes, mas ao fim, tiveram que participar de assuntos polêmicos, como aprovação de alguns projetos e a própria eleição interna, que se mostrou muito disputada neste final de ano. No fim, chama atenção os projetos aprovados

TEXTOS E FOTOS: AMARILDO CASTRO

Placido Cunha (Avante), o presidente da Casa

Experiente, já foi vereador em outra oportunidade. Foi ainda secretário de Governo na gestão passada, ganhando total confiança do prefeito Pábio Mossoró (MDB). Tanto é que na linha de frente para a sucessão do cargo de prefeito, os gurus da política o colocam como possível candidato para o cargo em 2024. Mas isso ainda é incerto.

No mais, é muito inteligente do ponto de vista político. Sua reeleição foi possível pelo bom trabalho apresentado, mas também pela sua estratégia para permaner no cargo, o qual mostrou conhecer bem.

Não ficou parado somente na Mesa Diretora. Foi um dos parlamentares que mais apresentaram projetos de lei na Casa.

E pelo menos dois deles chamaram bastante atenção, e já aprovados e sancionados. O primeiro trata da proibição de ocupação de cargos públicos para quem já foi condenado na Lei Maria da Penha.

O outro prevê proibição de manter fiação desnecessária em postes de eletricidade por parte das empresas que trabalham com fibras óticas ou telefonia. Para ele, a cidade chegou a uma situação que em algum momento a rede elétrica irá ao chão por causa do peso causado por esse tipo de equipamento preso a postes em quantidade excessiva, sem critério algum.

Alceu Gomes (PL)

Votos em 2020: 836

Está em seu segundo mandato, foi presidente da câmara por duas vezes e com a gestão anterior, ganhou experiência necessária para atender as demandas dentro da Câmara.

Ocupa atualmente o cargo de 1º secretário, é relator da CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Sereno e carismático, foi eleito pelo PL, e hoje é atualmente base do governo. Chegou inclusive a ser elogiado pelo prefeito Pábio Mossoró em recente discurso na tribuna da Câmara.

Alguns de seus PLs de destaques é o que militariza escolas na cidade e o da equoterapia, projeto já sancionado pelo Executivo local.

Jorge Recife (PDT)

Votos em 2020: 1060

Bem articulado, chegou perto de ser eleito em 2016. Mas em 2020, foi o segundo mais votado, perdendo apenas para Zé Antônio, hoje no Executivo.

Recife é completamente ligado à área de cultura, e praticamente 100% de seus projetos são apresentados para esse fim.

Segundo ele mesmo informa, nesta gestão, a área de cultura da cidade já avançou muito, e a cidade, nas suas próprias palavras nunca teve tantos projetos culturais como agora. “A gente procura valorizar o artista, a música, dança, a arte em geral, tudo que é ligado a esse meio”, resume.

Paulo Brito (PSC)

Votos em 2020: 527

Foi o parlamentar que menos votos precisou para se eleger no atual mandato, mas se números contar, ele está à frente de muitos colegas, porque é um dos ‘campeões’ na apresentação de projetos no Legislativo local. Exemplo do êxito dos seus trabalhos podem ser medidos na aprovação da maiores do que apresentou, com destaque para a lei que regulamenta os food trucks na cidade, onde seu projeto foi aprovado e sancionado.

De voz tranquila, bastante familiar, faz também das ruas uma espécie de gabinete itinerante, onde está sempre presente, visitando a comunidade em busca de demandas.

Tião da Padaria (PSC)

Votos em 2020: 680

Está em seu segundo mandato. No atual, Tião da Padaria protagoniza, com Cláudia Aguiar, os maiores embates dentro do Legislativo neste ano de 2021. Mas deu uma trégua de uns tempos para cá, focando agora seus projetos na Casa e também planejando ser candidato a deputado estadual.

Empolgado para chegar à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, já criou até um slogan para a futura campanha: “Tião da Padaria, sua vitória é minha alegria”, mas na prática, ninguém sabe se a usará lá, quando a campanha chegar.
É o único que se assume pré-candidato a estadual.

Portela (Podemos)

Votos em 2020: 737

Está em seu primeiro mandato, e se entitula nos microfones como o ‘vereador da favela’, uma referência ao bairro onde viveu maior parte de usa vida, a Vila Guaíra, no Jardim Céu Azul.

Teve um início de mandato tímido, mas cresceu bastante ao apoiar projeto do Executivo que tira o monopólio de funerária no município.

Entre em embate constantemente com o dono da única funerária do município, fazendo críticas explícitas.
Assim, com essa pegada, ganhou bastante visibilidade. No entanto, o projeto o qual defende só será votado no ano de 2022 devido a ajustes.

Jabá (Avante)

Votos em 2020: 876

Vereador de primeiro mandato, é base fiel do prefeito Pábio Mossoró. Não costuma entrar em debate sobre temas polêmicos, e se o tema é comum, sempre vota com o Executivo.

Não é do tipo de parlamentar que apresenta muitos projetos, e sim, faz constantes requerimentos para as mais variadas demandas, como operação tapa-buracos, poda de árvores, corte do mato, entre outros assuntos.

Ao lado do presidente da Casa, foi eleito pela legenda Avante, a que é comandada na cidade pelo secretário de Obras, Dr. Marcus Vinícius, o homem forte do governo.

Maria do Monte (MDB)

Votos em 2020: 829

Pela configuração política, entrou na atual gestão da Câmara como suplente, assumindo o mandato de Zé Antônio, que hoje está no Executivo. Mesmo assim, por toda a sua experiência, isso em nada interfere.

Não costuma se meter em polêmica. Em silêncio, além do trabalho de vereadora, tem sua base em trabalhos sociais, tendo à frente um instituto que leva seu nome na cidade, fazendo muitas obras sociais. E em tempos de pandemia, essas obras sociais são de grande importância para a cidade.

E assim, sem muito barulho, toca seu mandato, mas tem uma forcinha de Mossoró, que ‘levou’ Zé Antônio.

Cláudia Aguiar (PSDB)

Votos em 2020: 651

É a verdadeira parlamentar de oposição, a única com esse perfil na atual legislatura. É dura, critica, cobra, e no bom sentido, é uma pedra no sapato do prefeito Pábio Mossoró, pois não dá trégua em nada que acha que está errado.
Costuma entrar em embates com alguns colegas na maior parte das sessões, especialmente com Tião da Padaria, e mais recentemente com Zequinha, em tom bastante ríspido de ambas as partes.

Se mostra bastante fiel à proposta de Lêda Borges, hoje deputada e que faz forte oposição ao seu ex-pupilo, o atual prefeito Pábio Mossoró. A ‘guerra’ é boa.

Foi umas das parlamentares que mais apresentou PLs na Casa, especialmente com temas ligados à mulher.

Flávio Lopes (MDB)

Votos em 2020: 971

Foi visto no início como uma solução para o secretariado do prefeito Pábio Mossoró, ocupando a pasta do Meio Ambiente por quase um ano. No entanto, retornou à Casa com o claro propósito de auxiliar o prefeito na eleição da Câmara, que estava muito acirrada.

Papel cumprido com sua volta, ainda não apresentou projetos nesse seu retorno, e nem está claro se volta para o Executivo ou ficar no Legislativo.

De qualquer forma, tem uma boa base na cidade, mas anda mais ‘apagado’ em relação à gestão anterior, quando se mostrava mais atuante.

Professora Elenir (MDB)

Votos em 2020: 831

Parlamentar de segundo mandato, é bastante experiente e não entra em debate desnecessário e muito menos participa de polêmicas.

Conduz seu mandato de forma serena, tem um público cativo na cidade na área de educação, segmento o qual apresenta maior parte de seus projetos na Câmara.

Segundo levantamento do Blog do Amarildo, Elenir é uma das campeãs em apresentação de projetos no Legislativo local.

É também uma espécie de base fiel do prefeito Pábio Mossoró, o qual apoiou ainda nas últimas eleições para prefeito na cidade.

Walison Lacerda (PSDB)

votos em 2020: 835

Começou seu mandato de forma completamente tímida, sendo ‘amparado’ pelo pai, Joaquim Lacerda durante as primeiras sessões.

Mas nos últimos meses, o ‘menino’ cresceu e já não depende tanto dos conselhos do genitor para tramitar com desenvoltura pela Casa de Leis.

Evita o confronto com demais colegas, e não costuma falar muito, mas ainda sim, discute o necessário para defender seus projetos.

Enfermeiro de profissão, diz que a base de seu trabalho é a defesa pela Saúde, especialmente foca seus projetos na categoria a qual faz parte, os enfermeiros.

Zequinha (PL)

Votos em 2020: 723

Teve um início de mandato, nos primeiros meses, discreto, mas se mostrou independente em alguns casos. Se afastou bastante do Executivo na eleição interna da Casa, e isso ficou muito evidente ao se candidatar para o cargo de presidente do Legislativo em novembro último, dando trabalho a Placido Cunha, o candidato apoiado pelo prefeito Mossoró.

Costuma também ter fortes embates com a colega Cláudia Aguiar, a qual entrou quase que em guerra pessoal por causa dos assuntos ligados à eleição interna da Casa.

Entre os projetos apresentados, destaque para a regulamentação do trânsito.


Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*