COPs de Santa Maria, Gama e Planaltina estão com inscrições abertas

São 13 mil vagas abertas até 16 de novembro. Confira a lista de modalidades esportivas, cronograma e passo a passo para fazer a matrícula

Brasília, 5 de novembro de 2021 – Neste sábado (06), a partir das 8 horas, por meio da plataforma virtual do Sigecop – da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), estão abertas mais de 13 mil vagas para interessados em praticar uma modalidade esportiva nos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) de Santa Maria, Gama e Planaltina. Pela primeira vez desde o início da pandemia, as turmas retornam com a capacidade total de vagas, dentro dos protocolos de combate à pandemia de Covid-19.

De acordo com cronograma estabelecido no edital de matrícula, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a lista definitiva de inscritos sai em 3 de dezembro. No entanto, em 23 de novembro, as três unidades abrirão as portas para os alunos que já faziam parte do banco de dados da SEL e concluíram todo o processo de rematrícula, que ocorreu em outubro. Assim que chegar ao final o procedimento de novas matrículas, os selecionados também passam a fazer parte do quadro do respectivo COP.

“Estamos trabalhando muito para retomar as aulas presenciais com uma qualidade superior à que era oferecida antes da pandemia. Diante do cenário atual de flexibilização das atividades, entendemos que há toda garantia de recebermos 100% dos alunos em nossos centros com toda segurança necessária. A inserção do esporte se mostra mais fundamental que nunca no dia a dia da população”, explica a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira. 

Devido à pandemia de covid-19, as 12 unidades esportivas precisaram suspender os atendimentos presenciais em março de 2020. Desde então, a pasta do Esporte trabalhou para informatizar, fazer melhorias e capacitar servidores. Durante o mesmo período, os contratos vigentes de todos os COPs terminaram e novos chamamentos públicos foram lançados para a seleção de instituições sem fins lucrativos, que serão responsáveis pelo corpo pedagógico dos espaços. 

Em pleno funcionamento, as unidades de Brazlândia, Recanto das Emas e Estrutural concluíram todo esse processo. À medida que os demais procedimentos administrativos forem concluídos, os demais Centros Olímpicos e Paralímpicos voltam a receber, presencialmente, o público.A previsão é de que todas as unidades esportivas voltem a funcionar de forma integral até o início de 2022.

Cronograma do processo de matrículas

6/11/2021 a 16/11/2021 – Cadastro de inscrição no Sigecop.

17/11/2021 a 20/11/2021 – Alocação dos candidatos nas turmas correspondentes, de acordo com os critérios de seleção.

22/11/2021 a 27/11/2021 – Apresentação da documentação necessária à matrícula. Diariamente, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

22/11/2021 a 27/11/2021 – Análise documental.

29/11/2021 – Divulgação da lista provisória dos matriculados.

01/12/2021 e 02/12/2021 – Fase recursal quanto à lista dos matriculados.

03/12/2021 – Divulgação do julgamento dos recursos e da lista definitiva dos matriculados.

Quem pode se matricular?

A oferta de modalidades/atividades esportivas e de lazer é destinada para a população do Distrito Federal abrangendo faixa etária ampla, a partir de quatro anos, incluindo-se pessoas com deficiência, em situações de dificuldades, risco e vulnerabilidade social, crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos.

Como são feitas as matrículas?

A primeira etapa do processo de matrícula será totalmente on-line por meio do Sistema de Gestão dos Centros Olímpicos e Paralímpicos – SIGECOP.

Os alunos ou representantes legais sem acesso à internet ou com dificuldades podem comparecer ao Centro Olímpico e Paralímpico do qual deseja ser aluno, podendo solicitar auxílio de um servidor para efetivar o cadastro de inscrição. De segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Qual a data e hora de abertura do cadastro de matrículas?

Dia 6 de novembro de 2021 a partir das 8 horas.

Qual a data e hora de encerramento do cadastro de matrícula?

Dia 16 de novembro de 2021 às 18h.

Como será a inscrição para os alunos com deficiência?

O aluno com deficiência deve realizar o cadastro no SIGECOP – https://sistemas.df.gov.br/SIGECOP/  normalmente. No entanto, não vai aparecer a opção de escolha da turma no formulário de inscrição. O aluno com deficiência será avaliado previamente por uma equipe multidisciplinar, a qual indicará a turma compatível com a sua deficiência.

Haverá taxa a ser paga para matrícula? E para as modalidades esportivas?

Não há custos. Os serviços oferecidos pelos Centros Olímpicos e Paralímpicos são totalmente gratuitos.

Resultado preliminar:

O resultado preliminar dos alunos matriculados será publicado no endereço eletrônico: www.esporte.df.gov.br, bem como será afixado no mural do respectivo Centro Olímpico e Paralímpico.

Os interessados que não tiverem o nome inscrito na relação provisória de matrículas podem impetrar recurso administrativo em relação ao resultado preliminar?

Sim, o recurso deverá ser destinado à Subsecretaria dos Centros Olímpicos e Paralímpicos podendo ser protocolado, dentro do prazo previsto no presente Edital, junto à Secretaria do respectivo Centro Olímpico e Paralímpico ou por meio do correio eletrônico: subcop@esporte.df.gov.br 

Onde e quando será divulgado o resultado final das matrículas?

O resultado definitivo dos alunos matriculados será publicado em 3 de dezembro de 2021 no endereço eletrônico: www.esporte.df.gov.br, bem como será afixado no mural do respectivo Centro Olímpico e Paralímpico.

Qual a data do retorno das aulas?

O início das atividades ocorre em 23 de novembro de 2021 com os alunos rematriculados (a lista completa com os alunos rematriculados está disponível no AQUI).

Prazos para entrega de documentação e locais de entregas.

De 22/11/2021 a 27/11/2021 – diariamente, das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no Centro Olímpico e Paralímpico onde terá as aulas.

São documentos obrigatórios para os alunos de até 17 anos:

– Duas fotos 3X4 (atual);

– Cópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade do aluno;

– Cópia do CPF do aluno;

– Cópia da carteira de identidade e do CPF do responsável legal;

– Cópia do comprovante de residência com o CEP;

– Cópia da declaração escolar de matrícula do ano vigente.

São documentos obrigatórios para os alunos a partir de 18 (dezoito) anos:

– Duas fotos 3X4 (atual);

– Cópia da carteira de identidade do aluno;

– Cópia do CPF do aluno;

– Cópia do comprovante de residência com o CEP;

Para os alunos que possuam a partir de 70 anos de idade, é obrigatório o atestado médico para a prática da respectiva modalidade, informando, inclusive, que não possui qualquer contra indicação e doença infectocontagiosa que seja impeditiva para realizar a prática esportiva.

O atestado médico é opcional para os alunos com menos de 70 anos de idade, desde que, no caso de menor de idade, autorizado por escrito pelo responsável legal, ou, para os que possuam entre 18 e 69 anos, realizem o preenchimento do Questionário de Prontidão da Atividade Física – PAR-Q.

Quais serão as medidas de segurança da Covid-19?

– Medição da temperatura dos frequentadores na entrada dos Centros Olímpicos e Paralímpicos;

– Uso de tapetes sanitizantes nas entradas dos COPs e em cada ambiente na unidade;

– Uso de máscaras de proteção facial por todos os alunos, bem como pelos professores, funcionários e colaboradores;

– Manter o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, inclusive nas aulas;

– Atividades respeitando o espaçamento mínimo de quatro metros quadrados por aluno, dermarcado no solo;

– Proibido o funcionamento dos bebedouros, exceto para encher a garrafa individual;

– Delimitação com fita do espaço em que cada aluno deve se exercitar nas áreas e salas de atividades coletivas, respeitado o limite de distanciamento;

– Privilegiar a ventilação natural do ambiente;

– Limpeza e esterilização dos ambientes de uso comum;

– Higienização dos equipamentos e itens de uso coletivo regularmente;

– Disponibilizar dispenser de álcool gel por toda a estrutura do COP;

– Disposição de comunicação visual com o objetivo de orientar sobre as medidas preventivas.

– Cada modalidade esportiva terá o seu protocolo específico.

Maiores informações e esclarecimentos acerca do processo de matrículas poderão ser obtidos junto à Secretaria dos respectivos Centros Olímpicos e Paralímpicos, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira, por meio do telefone (61) 4042-1828 – Ramal 2002 ou pelo e-mail subcop@esporte.df.gov.br.Assessoria de ComunicaçãoSCS Ed. Luiz Carlos Botelho, quadra 4, bloco A, 7º andar.
Tel: 4042-1828 ramal 2015
www.esporte.df.gov.brInstagram: esporte.dfwww.facebook.com/secesporteelazerdf

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*