Com apoio da prefeitura, Corrida da Folia do Divino faz sucesso em Luziânia-GO

Evento foi realizado no centro da cidade na manhã do domingo, 29, saindo do Balão da Santa, contornando a Avenida Alfredo Nasser

O retorno das atividades esportivas e sociais com público tem sido um dos principais atrativos para as cidades brasileiras. Em Luziânia-GO, isso não ié diferente, e após dois anos de paralisação da Folia do Divino, a festa voltou. E para marcar esse retorno em grande estilo, os organizadores trouxeram para a cidade a Primeira Corrida da Folia do Divino. O evento foi realizado com grande sucesso na manhã do último domingo e reuniu cerca de 500 atletas, entre amadores e profissionais, além de crianças. As atividades foram organizadas pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com apoio da prefeitura local.

Corrida teve apoio da prefeitura e contemplou todas as categorias, inclusive com premiação

O padre Silvino Caixeta da Silva, reitor do Santuário Santa Luzia, conta que a Folia do Divino começou no último dia 27, e tem várias atrações religiosas, esportivas e sociais na cidade. Entre as ações, além da corrida realizada no último sábado, haverá leilões, missas e a Folia do Divino nas ruas da cidade. Essa última ação será realizada no dia 3 de junho, saindo do Salão Comunitário de Luziânia, com encerramento na Igreja Santa Luzia. Uma outra ação será a cavalgada, que será realizada em dezembro próximo. “Estamos muito felizes com a volta após a pandemia, e gratos pelo apoio da prefeitura local na maioria de nossas atividades”, citou Silvino.

Além de boa organiziação, evento contou com estrutura completa para suporte aos atletas em todas as situações

O prefeito Diego Sorgatto (União Brasil), informou que a prefeitura local apoia os eventos alusivos à Folia do Divino Espírito Santo em várias vertentes, incluindo a corrida e outras atividades. Falou ainda da reforma da praça da Igreja Matriz, que fica no centro da cidade. “Teremos um monumento em homenagem àqueles devotos do Divino Espírito Santo, faz parte das nossas tradições, que já duram 269 anos e precisamos valorizar essa cultura a cada dia”, explicou o mandatário.

Elizamara Lino, correu ao lado de amgos: “Serviu para melhorar a performance, muito bom”

Durante a corrida do sábado, diversos atletas e lideranças elogiaram a organização e o evento. “Moro aqui na cidade e estou muito feliz em participar com amigos, está tudo muito bem organizado , superou minhas expectativas e trouxe aprendizado para nós atletas e a chance de nos superar a cada dia mais como atletas”, disse Elizamara Lino de Sá, que fez o percurso de 7km e chegou muito bem.

Além da competição, evento foi uma grande festa entre participantes

Morador de Valparaíso e um dos vencedores de uma edição anterior de uma corrida na cidade, Arnaldo Luciano disse que correr dessa vez foi um desafio maior porque atraiu muitos atletas profissionais em função da premiação de R$ 1.500 para o vencedor e outros valores menores para segundos e terceiros colocados. “Tudo muito bem organizado por categorias, valorizando todos”, citou.

O prefeito Diego Sorgatto e a primeira dama Helena Coelho mais uma vez participaram do evento e correram o percursos como atletas também

Já o vencedor da categoria principa, Pablo Fagundes da Costa, de 35 anos elogiou os pontos de hidratação: “Tudo muito bom, perfeito”, citou.

Tradicional em Luziânia, a Folia do Divino já completou 269 anos de tradição em Luziânia, e faz parte do roteiro cultura de Goiás.

GALERIA DE FOTOS

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*