Ecoenel realiza semana do meio ambiente com atividades em todo estado

Projeto terá ações durante o Fica 2022, em Goiânia, Aparecida, Anápolis, Trindade, Jandaia, Indiara, Itumbiara e Buritinópolis.

A partir desta semana, o Ecoenel, programa da Enel Distribuição Goiás que concede bônus na conta de energia em troca de materiais recicláveis, vai realizar uma série de ações em todo Estado, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

Durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) 2022, de 1° a 4 de junho, o Ecoenel vai efetuar coleta de recicláveis diariamente, das 8h às 18h, e distribuir brindes para o público que participar. Já o projeto Enel Compartilha Consumo Consciente vai realizar troca de lâmpadas e promover oficinas com dicas de consumo consciente, sempre das 10h às 16h. Cada participante poderá trocar até quatro lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares –, que têm alto consumo de energia, por outras de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais. Para participar, basta levar um documento com foto, a última conta de energia paga e as lâmpadas usadas para serem trocadas.

Durante todo o mês de junho, o Ecoenel também vai disponibilizar Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para descarte de eletroeletrônicos nas unidades do Supermercado Bretas de Goiânia e Aparecida. Todos os bônus arrecadados serão destinados a instituições beneficentes.

Nesses PEVs e em outras localidades também serão realizadas palestras com dicas de consumo consciente e troca de lâmpadas. Nesta quarta-feira (1°) a ação é no Bretas da Vila Pedroso, em Goiânia; quinta-feira (2) no Bretas do Parque Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia; sexta-feira (3) no Bretas da Avenida Anhanguera, em Goiânia; e sábado (4) no Super Max de Aparecida de Goiânia e na Feira Missionaria de Anápolis, sempre das 9h às 15h.

Brindes nos ecopontos

Além disso, a partir de sábado (4), o Ecoenel vai distribuir canetas feitas de fibra de trigo para os clientes que levarem materiais recicláveis em seus ecopontos fixos em Goiânia, Trindade, Jandaia, Indiara, Itumbiara e Buritinópolis até dia 31 de julho, ou enquanto durarem os estoques. Os endereços completos e horários de funcionamento podem ser conferidos abaixo ou no aplicativo Ecoenel. Além disso, quem levar 10 quilos ou mais de recicláveis vai ganhar um copo térmico feito de fibra de bambu, que estará disponível para retirada no ecoponto a partir do dia 15 de agosto. 

O Ecoenel troca recicláveis por bônus na conta de energia dos clientes da distribuidora. O programa completou em março quatro anos de atuação em Goiás, com a marca de quase 3 mil toneladas de materiais coletados e reciclados. Apenas em 2021, mais de R$ 580 mil foram concedidos em bônus na conta de luz de mais de seis mil clientes. 

Para aderir ao programa, basta apresentar a unidade consumidora que vai receber o bônus em um dos pontos de coleta. Após o cadastro, o cliente poderá levar os resíduos limpos e pré-separados por tipo de material até o ponto de sua preferência. No local, os materiais são pesados e o valor do bônus creditado automaticamente na conta de energia do cliente ou de uma instituição social indicada por ele. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e, caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte. 

“Recebemos os materiais separados e limpos pelos clientes, e os encaminhamos para o processo de reciclagem. Acreditamos no engajamento dos clientes para descartar corretamente esses materiais, atitude tão importante para o meio ambiente, que também ajuda na redução das contas de energia”, afirma o responsável por Sustentabilidade da Enel Distribuição Goiás, Adriano Faria. 

O cliente pode consultar seus bônus, consultar os endereços dos ecopontos com os respectivos horários de funcionamento e checar o valor de cada resíduo no aplicativo do Ecoenel, disponível nas plataformas Android e iOS.  

Sobre o Ecoenel 

O programa é viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e oferece bônus na conta de luz dos clientes da Enel em troca de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro), sendo reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como referência em prática ambiental. Além de facilitar o pagamento dos clientes, o programa contribui diretamente para a Política Nacional de Resíduos Sólidos e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda (ODS) 2030 da ONU, especialmente com o ODS 7 – Energia Acessível e Limpa, o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, e o ODS 13 – Combate às Mudanças Climáticas. Nos últimos três foram creditados cerca de R$ 6,6 milhões de bônus na conta de luz de mais de 160 mil clientes da Enel Brasil, que destinaram mais de 21 mil toneladas de materiais recicláveis nos ecopontos do programa. 

Serviço 

Enel no Fica 2022

Dias: 1° a 4 de junho

Horários: Ecoenel das 8h às 18h e oficinas e troca de lâmpadas das 10h às 16h.

Local: Rua da Praça Brasil Caiado, 16, Centro, Cidade de Goiás.

Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), palestras e troca de lâmpadas

Dia: quarta-feira (1°).

Horário: 9h às 15h.

Local: Supermercado Bretas – Avenida Anápolis, 2121, Vila Pedroso, Goiânia.

Dia: quinta-feira (2).

Horário: 9h às 15h.

Local: Supermercado Bretas – Avenida Escultor Veiga Valle, Parque Veiga Jardim, Aparecida de Goiânia.


Dia: sexta-feira (3).

Horário: 9h às 15h.

Local: Supermercado Bretas – Avenida Anhanguera, Centro, Goiânia.

Palestras e troca de lâmpadas

Dia: sábado (4)

Horário: 9h às 15h.

Local: Super Max – Avenida Benedito Silvestre de Toledo, Bairro Independência, Aparecida de Goiânia.

           Feira Missionaria – Praça Jornalista Gilson Mendes, Setor Village, Anápolis.

Endereços e horários de funcionamento dos ecopontos em Goiás: 

Buritinópolis  

Rua Tupi Guarani, Centro. 

Segunda a sexta-feira, 8h às 12h e 14h às 17h. 

Goiânia  

Estacionamento do Santuário Sagrada Família – Rua C-14, nº 155, Vila Canaã. 

Diariamente, 8h às 12h e 13h às 19h. 

Assaí – Avenida Perimetral Norte, nº 2609, Vila João Vaz. 

Segunda-feira a sábado, 8h às 12h. 

Indiara  

Rua Pedro Neres de Souza com Avenida Minas Gerais, Vila Nova Indiara. 

Segunda-feira a sábado, 13h às 17h. 

Itumbiara  

Estação Reciclar – Rua Rita Domingos Borges, nº 707, Dona Marolina. 

Segunda a sexta-feira, 7h30 às 17h30; sábado, 7h30 às 11h30. 

Jandaia  

Rua José de Farias Campos, 122, Centro. 

Segunda a sexta-feira, 12h às 18h. 

Trindade  

RR Gestão de Resíduos – Rua São Franscisco, nº 743, Q. 06, L. 12/13, Núcleo Urbano Anhanguera. 

Segunda, 14h às 17h; terça a sexta-feira 14h às 18h. 

Sobre a Enel Distribuição Goiás 

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*