Danone acumula prêmios por inovação com garrafa Bonafont

Feita com design sustentável, a embalagem se destaca em premiações locais e globais pelo compromisso com o meio ambiente
No Brasil, apenas 23,1% dos resíduos plásticos pós-consumo foram reciclados em 2020, de acordo com a ABIPLAST. Por isso, a Danone, focada na economia circular, tem movido esforços mundiais para produzir embalagens mais sustentáveis e implementar processos de logística reversa em seus negócios. Uma de suas marcas, a Bonafont é um exemplo de que as estratégias podem alcançar grande sucesso no Brasil e no mundo: dentro de um período de seis meses, sua embalagem de água mineral sem rótulo, 100% reciclada e totalmente produzida a partir de galões de água recicláveis recebeu oito prêmios por sua inovação.

Nomeada “garrafa manifesto”, a embalagem, desenvolvida em parceria com as empresas ValGroup, Moldintec Group e Bendito Design, foi reconhecida pelos benefícios ambientais em premiações como ABRE, Brasil Design Awards, Grandes Cases de Embalagens, Design For a Better World, Packaging Innovation Awards 2021, Pentawards, The Packaging Innovation Awards 2021 e WorldStar Global Packaging Awards.

“Essas conquistas traduzem uma parceria bem construída, em prol de objetivos comuns. O desenvolvimento responsável e sustentável de embalagens é complexo e desafiador, especialmente na indústria de alimentos, mas com os investimentos necessários para escala, marcas que compreendem seu papel e parcerias engajadas em um propósito maior, como nós, nos movem na nossa jornada de circularidade”, conta Mariana Bazzoni, gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil.

A iniciativa surgiu, em 2020, após a criação do modelo de negócio RE.TORNA, que possibilita a devolução de galões de água após o uso. Representa um modelo de comercialização bastante sustentável, uma vez que a gestão desse material permite a extensão do ciclo de vida do galão por até 3 anos, garantido por todo processo criterioso de qualidade durante esse período. Os galões podem ser amplamente reciclados, e destinam-se a produção de uma nova garrafa da mesma Bonafont. Este modelo oferece, portanto, um benefício ambiental ao consumidor.

Para alcançar a circularidade das suas embalagens, a marca assumiu no mesmo ano um compromisso de sustentabilidade para garantir que nenhuma garrafa acabaria na natureza até 2025. Para isso, foram definidas metas claras em relação às embalagens: recolher e reciclar 100% do volume de plástico colocado no mercado; reduzir o uso de plásticos virgens nas garrafas, utilizando 50% de Rpet (versão reciclada do PET) até 2025 e 100% até 2030; e incentivar o uso da nossa linha retornável de galões. Só no ano de 2021, a marca já poupou mais de 4.000 toneladas de plástico.

Para saber mais sobre as ações e os compromissos da marca Bonafont, acesse: www.bonafont.com.br/nosso-compromisso.

Sobre a Danone 
 
A Danone é uma empresa multinacional líder em alimentos e bebidas, com base em categorias voltadas para a saúde e de rápido crescimento: produtos lácteos, base vegetal, águas e nutrição especializada. Com sua visão ‘One Planet. One Health’, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas, a Danone tem como objetivo inspirar práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. Para acelerar essa revolução alimentar e criar um valor superior, sustentável e lucrativo para todos os seus stakeholders, a Danone definiu nove Objetivos para o 2030 e abriu o caminho como a 1ª empresa com ações listadas na bolsa de valores (Euronext Paris) a adotar o status de “Empresa orientada à Missão”.

Com o objetivo de levar a saúde por meio da alimentação para o maior número de pessoas possível, e os correspondentes objetivos sociais e ambientais estabelecidos em seus estatutos, a Danone compromete-se a operar de maneira eficiente, responsável e inclusiva, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Em 2021, a subsidiária Danone Brasil se tornou a primeira grande indústria alimentícia a obter a certificação de Empresa B no país. Com a conquista da certificação aqui no Brasil, o Grupo Danone, que tem mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, agora possui metade do seu faturamento global proveniente de negócios com a certificação B Corp. O objetivo é que as 130 subsidiárias conquistem a certificação B até 2030. A Danone é parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index. No Brasil o portfólio é composto por marcas de sucesso como Activia, Danoninho, Danone, Bonafont, Souvenaid, Milnutri, FortiFit e Nutridrink, entre outras. Saiba mais em: https://corporate.danone.com.br/

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*