Convidados do ISB: Naná Rizinni| crédito: Dan Taylor, A Espetacular Charanga do França| crédito: Tarsila Danieletto, Chico Pinheiro| crédito: Zé Gabriel e Lívia Mattos| crédito: Tiago Lima
Instrumental Sesc Brasil, programa que há quase quatro décadas divulga e prestigia a música instrumental em suas diversas vertentes, apresenta quatro shows gratuitos em junho, todas as terças, às 19h, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação. Os shows são abertos ao público em geral e transmitidos ao vivo pelo YouTube do Instrumental Sesc Brasil. 
 
Na primeira terça, dia 7, abrindo a programação do ISB, a baterista e compositora Naná Rizinni traz o repertório de seu quarto álbum Maracujá Azedo, em um show sofisticado, com timbres que se misturam à música orgânica dos sopros, baixo elétrico e bateria. Naná será acompanhada dos músicos Anderson Quevedo (sax), Amílcar Rodrigues (trompete), Felipe Pizzutiello (baixo) e Agenor de Lorenzi (piano e sintetizadores). 
 
Dia 14 é a vez de A Espetacular Charanga do França apresentar seu último álbum Nunca não é carnaval (2020), com músicas de influências carnavalescas: os toques de orixás dos blocos afro-religiosos, a batida frenética do axé baiano, o suingue de New Orleans, o samba pagodeado dos anos 90 e melodias que remetem à música etíope. A Charanga é formada por Thiago França (sax alto, composições e arranjos), Allan Abbadia (trombone), Amilcar Rodrigues (trompete), Anderson Quevedo (sax barítono), Eliezer Tristão (tuba), Sthe Araújo (agbê e surdo), Welington Moreira Pimpa (caixa, surdo, cuíca e agogô) e Samba Sam (surdo, conga, agogô e reco-reco).  
 
Na terça seguinte, dia 21, o guitarrista, compositor e arranjador Chico Pinheiro, considerado um dos mais expressivos artistas da música brasileira contemporânea, sobe ao palco com um repertório de músicas do seu mais recente álbum, City of Dreams, indicado ao Grammy 2021 como melhor disco de jazz latino, ao lado de Bruno Migotto (contrabaixo), Edu Ribeiro (bateria) e Tiago Costa (piano), que também participaram das gravações. 
 
E para encerrar o mês, dia 28, a baiana acordeonista, cantora e compositora Lívia Mattos faz um show predominantemente autoral, mas com influências de temas de referências como Gismonti, Hermeto e Jobim. E traz arranjos e instrumentações que exploram outras sonoridades resultantes com o acordeom, sem negar a memória de territórios como Bahia e Nordeste, de onde ela vem.  
 
Para assistir aos shows, não é necessário ser matriculado no Sesc; basta retirar o ingresso na bilheteria do Sesc Consolação a partir das 17h ou no portal sescsp.org.br, a partir das 12h, no dia de cada apresentação.   
  
Transmissão ao vivo e interação com o público   
Para aqueles que preferirem, as apresentações são transmitidas ao vivo, por meio do canal do YouTube do Instrumental Sesc Brasil (www.youtube.com/instrumentalsescbrasil). Além disso, os internautas têm a possiblidade de fazer perguntas aos artistas, que são respondidas com a mediação da jornalista Patrícia Palumbo durante o show.   
 
Inscreva-se também no canal https://www.youtube.com/sescsp e fique por dentro de toda a programação que acontece nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Basta ter uma conta gratuita no Google. 
 
Instrumental no SescTV    
Aos domingos, no canal do SescTV, são transmitidas as reprises de shows do ISB que aconteceram nos últimos anos. Nessas transmissões, o público tem a oportunidade de acompanhar diversos artistas que passaram pelo palco do Teatro Anchieta.   
 
Assista a shows gravados do Instrumental Sesc Brasil e ao programa Passagem de Som, todo domingo no SescTV em www.sesctv.org.br, por operadoras de TV por assinatura ou via satélite em todo o Brasil. 
  
Para sintonizar o SescTV  
Ao vivo e sob demanda em sesctv.org.br ou consulte sua operadora 
  
Redes do SescTV   
Twitter @sesctv  
Facebook facebook.com/sesctv  
Instagram @sesctv 
 
  
Confira a programação de junho:  
  
Instrumental Sesc Brasil   
 
Naná Rizinni    
Terça, 07 de junho, às 19h   
Teatro Anchieta   
Grátis*   
Livre   
 
Com mais de 20 anos de carreira, a baterista e compositora Naná Rizinni já tocou ao lado de grandes nomes da música brasileira como Johnny Hooker, Tiê, Jaloo, Adriano Cintra, Iara Rennó, Edgard Scandurra, Pequeno Cidadão, entre outros. No show, a baterista apresenta seu quarto álbum “Maracujá Azedo“, resultado do encontro de ritmos afro-brasileiros, jazz e elementos sintéticos, que deixam a marca de uma sonoridade singular e contemporânea. 
 
A Espetacular Charanga do França    
Terça, 14 de junho, às 19h   
Teatro Anchieta   
Grátis*   
Livre   
 
O projeto liderado pelo saxofonista Thiago França iniciou em 2012, em princípio, como uma banda de percussão e sopros em um baile de pré-carnaval. De lá para cá, a Charanga virou bloco, gravou seis CDs e já reuniu mais de 20 mil pessoas em tempos de carnaval de rua no bairro paulistano de Santa Cecília, sempre com a premissa de tocar no chão, lado a lado com os foliões. Com Thiago França (sax alto, composições e arranjos), Allan Abbadia (trombone), Amilcar Rodrigues (trompete), Anderson Quevedo (sax barítono), Eliezer Tristão (tuba), Sthe Araújo (agbê e surdo), Welington Moreira Pimpa (caixa, surdo, cuíca e agogô) e Samba Sam (surdo, conga, agogô e reco-reco), a Charanga apresenta seu último álbum Nunca não é carnaval, lançado em 2020. 
 
Chico Pinheiro Quarteto    
Terça, 21 de junho, às 19h   
Teatro Anchieta   
Grátis*   
Livre   
 
Guitarrista, compositor e arranjador paulistano atualmente morando em Nova Iorque, Chico Pinheiro iniciou seus estudos musicais do violão e piano, aos 7 anos, e passou a atuar profissionalmente aos 15. Desde o seu primeiro lançamento, Meia-Noite Meio-Dia (2003), o guitarrista se destacou pela originalidade e maturidade de suas composições. Seu último álbum, City Of Dreams (2020), oitavo em sua carreira, foi indicado ao 63rd Grammy Awards (2021) na categoria Best Latin Jazz Album. Pinheiro já se apresentou e colaborou com artistas como Herbie Hancock, Placido Domingo, Danilo Perez, Ron Carter, Kurt Elling, Brad Mehldau, Diane Reeves, Bob Mintzer, Chris Potter, Esperanza Spalding, Edu Lobo, Cesar Camargo Mariano, Ivan Lins, Joyce, Rosa Passos entre outros. No show, toca as músicas do seu álbum City of Dreams, acompanhado de Bruno Migotto (contrabaixo), Edu Ribeiro (bateria) e Tiago Costa (piano), que também participaram das gravações. 
 
Lívia Mattos    
Terça, 28 de junho, às 19h   
Teatro Anchieta   
Grátis*   
Livre   
 
Baiana, Lívia Mattos é acordeonista, cantora e autora circense e socióloga. Depois de muitos anos circulando nos trabalhos de artistas consagrados, como Chico Cesar, Rosa Passos, Badi Assad, Orquestra Sinfônica da Bahia, entre outros, lançou seu primeiro álbum autoral em 2017. Dentro da sua busca sonora, utiliza a sanfona como instrumento de criação e pesquisa, com a liberdade de transitar por influências cosmopolitas e regionais, apropriando-se do lirismo seresteiro, do baile caribenho, assim como de referências musicais que remetem ao universo circense e nordestino.   
 
Atua em performances circenses/musicais tocando nas alturas de guindastes, tirolesas e trapézios, como também equilibrada no monociclo. Nos últimos três anos realizou turnês europeias, apresentando-se pela França, Alemanha, Rússia, Estônia, Irlanda, Reino Unido, Grécia, Bélgica, Espanha, Áustria e Dinamarca. No show, apresenta um repertório majoritariamente autoral. 
  
*Ingressos disponíveis, a partir das 17h no dia de cada apresentação, nas bilheterias do Sesc Consolação ou no portal sescsp.org.br , a partir das 12h .  
   
Sesc Consolação   
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo   
Informações: (11) 3234-3000   
Transporte Público: Estação Mackenzie do Metrô – Linha Amarela   
sescsp.org.br/consolacao   
Facebook, Instagram e Twitter: /sescconcolacao   
Transmissão ao vivo em: youtube.com/instrumentalsescbrasil   
  
Horário de Funcionamento   
Terça a sexta, das 7h às 22h   
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h   

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*