Dia das Mães: Goiana órfã aos 27 anos, prospectou clientes após 8 dias do nascimento do filho

  • Órfã devido a diagnósticos errados, ela criou startup que ajuda médicos na avaliação de pacientes

Não é de hoje que sabemos o quanto é exaustivo ser mãe, há dores e alegrias que só quem é mãe vai entender. Para se ter uma ideia, as mães têm uma média de 98 horas semanais de cuidado com os filhos, o equivalente a ter 2,5 empregos em tempo integral, de acordo com um estudo de 2018, conduzido pela empresa americana Welch’s. Algumas mulheres, no entanto, além da maternidade de um ou mais filhos, aliam a jornada familiar ao empreendedorismo, que vai muito além de 40h semanais. 

O tema, muito discutido no Dia das Mães, comemorado no dia 14 de maio, traz a tona a história da edtech ITH, focada em profissionais da saúde, que teve seu início após Ana Claudia Camargo, CEO e fundadora, que ficou órfã aos 27 anos devido a tratamentos e diagnósticos inadequados dos pais, Ana herdou da mãe, dona de casa e comerciante, a veia empreendedora. A goiana Ana Claudia Camargo veio de uma família simples, no bairro Nova Vila, em Goiânia. Hoje fundadora e CEO da ITH, edtech de educação continuada para profissionais da saúde, com alunos em 6 países diferentes. Ela caminhava cerca de 10km para chegar à faculdade e vendia bombons para pagar a mensalidade do curso de biomedicina, concluída em 2001. Ao se tornar mãe, a goiana precisou conciliar a maternidade com os primeiros passos da edtech ITH, que hoje fatura aproximadamente R$7MM.

Mãe do casal Bernardo e Athena, de 8 e 5 anos, respectivamente, Ana começou a empreender quando seu filho mais velho tinha apenas oito dias de vida. “Ainda durante o período de resguardo, coloquei o bebê na cadeirinha do carro e saí prospectando alunos”, conta a CEO da edtech com cursos lifelong learning nas áreas gerenciais e técnicas da saúde e gestão. Também professora, Ana relembra que com menos de 10 dias do nascimento de seu primogênito, diversas vezes precisou lecionar com o filho no colo.

“São as diversas situações que mães empreendedoras como eu, sem uma rede de apoio inicial e que vieram de uma realidade mais humilde, precisam lidar para alcançar os objetivos”, finaliza. Atualmente, a ITH tem mais de 6 mil profissionais formados e com alunos presentes em países como Estados Unidos, Espanha, Colômbia, Chile e Camarões, a expectativa é alcançar 10.000 alunos até o final de 2023.

Texto e foto: colaboração de Weslley Morais

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*