POR AMARILDO CASTRO
Ela tem ‘nas veias’ o nome trabalho, a defesas das mulheres, das pessoas em situação de risco entre outras bandeiras que acompanha de perto, além da prioridade ao social. Sua própria luta pela vida, marca de sua família pioneira, e por dias melhores, também como mãe de família, sua história passa pelos dias difíceis que teve quando ainda era jovem, tendo que trocar seu carro por uma moto para ir para a faculdade de Direito, porque não conseguia abastecer o veículo, e a motocicleta era mais barato fazê-lo, assim como outros desafios. Além disso, sua família, pioneira em Brasília, passou por todos os ‘perrengues’ comuns nas décadas que antecederam a conclusão definitiva de Brasília. Estamos falando de Vanusa Lopes (União), que este ano disputará vaga na Câmara Legislativa.
E foi com todos esses desafios que aprendeu ao longo dos anos que na vida não basta apenas fazer para si próprio, que os dias se tornam mais intensos quando se faz, em especial, para os outros. E depois de tanta luta, nos últimos anos, tem se dedicado a viver em função daquilo que hoje considera mais nobre, trabalhar pelas pessoas.
Dessa forma a pré-candidatura da Dra Vanusa Lopes, que mora na Candangolândia, e tem uma história de trabalhos prestados à Secretaria de Saúde e à comunidade de Brasília, tem sido uma das mais destacadas em todo o Distrito Federal, seja pelos apoiadores, seja pela sua própria causa em prol dos moradores. Com essa ‘pegada’, o lançamento recente da sua caminhada rumo à Câmara Legislativa foi um sucesso, com a presença de quase 700 pessoas, entre apoiadores, familiares, amigos e comunidade em gera. No mesmo dia, recebeu diversos elogios de lideranças e grupo, como pessoas ligadas ao Clube da Saúde, assim como o senador Reguffe (União), entre outros participantes.
“Momento único, estou muito confiante que vamos chegar lá sim, na CLDF e ampliar nossa linha de atuação, porque a política serve para isso, fazer o bem para as pessoas, e por isso, serei candidata”, relatou ao Blog do Amarildo.
No dia a dia, Dra Vanusa também costuma organizar palestras sobre saúde mental e outros temas de relevância para a comunidade. Porém, enfatiza que uma das suas principais causas é a defesa da mulher, a mulher mãe, trabalhadora, guerreira, e na maioria das vezes, desamparada de políticas públicas e até mesmo políticas para evitar coisas que ainda continuam comuns, como agressões e violência em geral. “Muitas mulheres hoje são responsáveis por ‘carregar’ a família, são chefes de lares, trabalham, produzem, e no meio de tudo isso ainda precisam estudar e outras dezenas de afazeres, e mesmo assim, recebem pouco apoio do Estado, especialmente aquelas que precisam mais, então essa é uma de nossas principais bandeiras, a defesa da mulher”, relata.
Reestruturação das Saúde
Conhecedora do sistema de Saúde do DF, Dra Vanusa defende ainda mais investimentos para as UBSs nas RAs onde estão presentes, assim como a valorização dos servidores de toda a Saúde. Em sua pauta, estão propostas de cuidar ainda da saúde mental do policial militar, assim como uma política específica para os idosos, entre outros projetos. “Nossa proposta é uma das mais completas para todo o DF, então estamos como uma boa expectativa para chegar à Câmara Legislativa e trabalhar”, diz.
Dra Vanusa diz que sua linha de atuação passa pelo social, que seria o ponto forte de sua gestão na CLDF, atendendo melhor os conselhos tutelares, CRAS, Sistema Socioeducativo, melhor idade, entre outros.
Por fim, trabalhará ainda para evitar o crescimento desordenado das cidades do DF.
Deixe uma resposta