Deputado obteve votação expressiva para garantir vaga na Câmara Legislativa, mesmo enfrentando cenário adverso em sua região vista como base eleitoral, a 10ª Zonal, que inclui Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo I e Park Way
POR AMARILDO CASTRO
Passado o pleito do último dia 2 de outubro, entre os eleitos para assumir ou continuar com cadeira na Câmara Legislativa, uma liderança em especial chama atenção. Trata-se de deputado Hermeto (MDB). Atual líder de Governo na CLDF, ele concorreu novamente ao Legislativo e não decepcionou. Foi reeleito com 20.332 votos, uma marca bem superior aos seus 11.552 votos obtidos em 2018. Em números, praticamente duplicou sua votação.
No entanto, não é o número de votos que mais chama atenção na reeleição de Hermeto. O candidato mdbista teve desde o início da pré-campanha o desafio em superar vários desafios, entre eles, o distanciamento de algumas lideranças que antes o apoiavam, além de conviver politicamente com uma situação inusitada, a concorrência direta nas urnas de sua agora ex-esposa Vanusa Lopes, que concorreu representando a mesma região onde Hermeto tem reduto eleitoral, a 10ª Zonal.
Embora Vanusa nunca fez questão de falar sobre o ex em sua campanha, até mesmo amigos próximos a Hermeto cogitavam a possibilidade disso ser um fator que pudesse ‘retirar’ votos do deputado nessa região. Mas no fim, conquistou mais de 8 mil votos somente na 10ª Zonal.
Outro fator que chamou bastante atenção entre os mais ligados à política, foi o crescimento de Hermeto na 9ª Zonal, que inclui nada menos que o Guará e Estrutural, um colégio eleitoral de peso no DF, e que tem ainda muitos políticos que estão sempre disputando votos por ali.
Com o apoio de lideranças locais, como a cantora Cely Ribeiro, e do diretor da Junpag, Paulo César, Hermeto levou exatos 1.786 votos nessa zonal, sendo nessa região, recebeu a segunda maior votação entre as outras zonais.
Destaque ainda para a 16ª Zona, que inclui Ceilândia Norte e Brazlândia, onde levou 1.551 votos.
Além do trabalho do parlamentar, grupos de lideranças também foram importantes para esse avanço nas urnas. No Núcleo Bandeirante, destaca Walter Marques, que já vinha trabalhando com o parlamentar, e que tem boa influência na Vila Cauhy, onde mora e desenvolve ações sociais. Gente ligada ao carnaval de Brasília, como Ronnie Cezar, do Sapekaí também destinou forte apoio.
No ramo empresarial, Lino Neto, do Laguna Hotel, assim como seu filho Marcio Oliveira, que hoje é administrador do Núcleo Bandeirante também figuram entre lideranças que fizeram a diferença na campanha de Hermeto.
Nova ‘leitura’
Com a vitória e expansão política, especialmente na região do Guará, especula-se a possibilidade de Hermeto até mesmo requerer junto ao governador Ibaneis Rocha um possível controle do Executivo do Guará, já que o atual deputado Delmasso (Republicanos), e que tinha o comando dessa ADM não se reelegeu.
Assim, o ano de 2023 começará com novidades, e a função de Hermeto como aliado de Ibaneis deve ser ampliada.
VEJA OS VOTOS DE HERMETO POR ZONA ELEITORAL
VEJA QUEM FORAM OS 24 DEPUTADOS DISTRITAIS ELEITOS NO ÚLTIMO DOMINGO, 2
Fábio Félix – PSOL – 51.792 votos
Chico Vigilante – PT – 43.854 votos
Max Maciel – Psol – 35.758 votos
Daniel Donizet – PL – 33.573 votos
Martins Machado – Republicanos – 31.993 votos
Robério Negreiros – PSD – 31.341 votos
Jorge Vianna – PSD – 30.640 votos
Jaqueline Silva – Agir – 26.452 votos
Thiago Manzoni – PL – 25.554 votos
Eduardo Pedrosa – União Brasil – 22.489 votos
Joaquim Roriz Neto – PL – 21.057 votos
Iolando – MDB – 20.757 votos
Pastor Daniel de Castro – PP – 20.402 votos
Hermeto – MDB – 20.332 votos
Roosevelt Vilela – PL – 20.223
Dra. Jane Klebia–Agir – 19.006
Rogério Morro da Cruz–PMN – 18.207 votos
Gabriel Magno – PT – 18.063
João Cardoso Professor Auditor–Avante – 17.579 votos
Paula Belmonte–Cidadania – 17.208 votos
Ricardo Vale–PT – 17.077 votos
Wellington Luiz–MDB – 16.933 votos
Pepa – PP – 15.393 votos
Dayse Amarilio – PSB – 11.012 votos
Deixe uma resposta