
- Edital de chamamento foi publicado esta semana pelo chamado Comitê Gestor. Primeiro ato foi a fixação de documentos nos murais da feira, com um calendário que culminaria com uma nova eleição para 19 de maio
POR AMARILDO CASTRO
Continua dando e muito o que falar a gestão da Feira do Guará, que desde a eleição de outubro de 2023, para a nova diretoria da Ascofeg, a entidade que administra a feira, a ‘coisa’ nunca se ajustou como deveria ser. Primeiro por conta de denúncia de irregularidade no registro da ata da chapa eleita, e já em janeiro de 2024, houve uma nova eleição, registrada em cartório, mas o governo não reconheceu o ato. E desde então, a ‘guerra’ continua.
Nesse período, diante dos impasses, até um Comitê Gestor, criado por um grupo de feirantes e integrantes do governo local, tentou ‘tomar posse’ na administração da feira em março de 2024, mas não conseguiu por impasses jurídicos. E esta semana, com a publicação de um novo edital prevendo uma nova eleição, o tema volta à tona.
Na prática, o governo local publicou um novo chamamento para as eleições internas na Feira do Guará, e nas entrelinhas, algumas regras que agradaram alguns e desagradaram outros, especialmente o grupo que havia sido eleito em 2023 e depois em janeiro de 2024.
O chamado ‘calendário’ das eleições da Feira do Guará, a primeira data foi nesta segunda-feira, dia 28 de abril, quando houve um chamamento público para as eleições.
A segunda data fica entre 28 de abril e 7 de maio, quando há um período de requerimento de impugnação do chamamento público.
A data segue para 8 de maio, quando fixa limite para emissão de parecer fundamentado pela comissão eleitoral sobre deferimento ou não dos requerimentos de impugnação do chamamento público.
Há outras das nessa agenda, mas que culmina por fim, com as eleições em 19 de maio, se tudo ‘ocorrer bem’.
No entanto, como já era previsto, essas novas eleições travam mais uma vez uma ‘guerra’ de dois grupos, já que uma parte dos feirantes é a favor e outra contra, sobrando inclusive muitas críticas sobre a atuação condução da situação.
E mais uma vez, é preciso aguardar todos os trâmites, porque em vários momentos, os ânimos já se acirram na Feira do Guará e até mesmo o impedimento da ‘tomada de posse’ do chamado Comitê Gestor, já foi impedido pela própria Justiça dentro da feira. Será que dessa vez flui?
ABAIXO, O CHAMADO CRONOGRAMA DAS ELEIÇÕES

Faça um comentário