Delmasso ouve demandas no SIA e apresenta projeto Nossa Feira, que dá autonomia às associações de feirantes

Encontro com presidentes das feiras da cidade ocorreu na manhã desta sexta-feira, 24, na sede a Asfecab, com participação de diretores da Feira dos Importados e Feira SIA

Em mais uma reunião com feirantes e diretores de duas importantes associações representativas das Feira do SIA e da Feira dos Importados, o deputado Rodrigo Delmasso (Republicanos), visitou na manhã desta sexta-feira, 24, o SIA. O deputado, com sua equipe, acompanhado ainda da nova Administradora do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Marcela Oliveira, ouviu as demandas dos feirantes, especialmente na área de segurança e necessidades de obras, nesse caso para a Feria do SIA, que é pública.

O assunto inicial foi a cobrança por mais segurança, após relatos de trabalhadores que reclamam de falta de iluminação, ‘escassez’ de policiais nas ruas, e uma presença mais efetiva dos órgãos de segurança. Ouviu ainda reclamações sobre o excesso de ambulantes em volta das feiras, especialmente na entrada da Feira dos Importados, totalmente tomada por vendedores informais.

Após afirmar que vai discutir junto ao governo algumas possíveis soluções para as demandas, o que inclui o ‘repasse’ de permissões de bancas que estão fechadas para quem realmente queira trabalhar, e nesse caso, seriam destinadas aos próprios ambulantes, Delmasso afirmou que já está em contado com o comando do 4º Batalhão e do 15º Batalhão, responsáveis pelo policiamento no setor, para que seja repensanda uma forma de monitoramento e policiamento mais eficaz para o setor.

Com a presença de feirantes, encontro foi acompanhado pela nova administradora do SIA, Marcela Oliveira

Como as demandas dessas feiras, assim como de suas adjacências são grandes, o deputado aproveitou anda para divulgar seu no PL de número 2020/21; Denominado Nossa Feira, dispõe sobre proposta para que as próprias associações representativas das feiras públicas do DF possam gerir verbas do GDF no valor de até 300 mil reais para manutenções, pequenas obras, e até custeio com contas de água e luz. “Essa ideia veio do outro projeto que apresentamos, já sancionado pelo governador Ibaneis, o Nossa Quadra, onde prefeituras comunitárias podem requerer verbas do governo para manutenção das quadras nas cidades do DF. E já ‘nasceu’ bem, porque já temos várias prefeituras cadastradas e interessadas em desenvolver trabalhos usando os dispositivos dessa nova lei”, pontuou o deputado.

Além de falar com os feirantes, Delmasso andou pelos corredores das duas feiras, a do SIA e dos Importados

De acordo com o deputado, o projeto Nossa Feira visa desburocratizar a manutenção das feiras e tornar o serviço de pequenas obras e reparos mais ágil. “Aprovado o projeto, em muitos casos, uma pequena obra pode ser feita em menos de um mês, sem ter a burocracia de uma licitação, que demora muito”, disse.

Após o encontro, feirantes saíram satisfeitos com as colocações do deputado, que cobrou de imediato às polícias que atuam no setor, mais efetividade dentro do que a lei permite

Para Isaac Naves, presidente da Asfecab, a associação que representa a Feira do SIA, a visita foi muito positiva porque mostrou o interesse do Legislativo em atuar em conjunto com o Executivo para resolver as demandas das feiras tanto do SIA, quanto em todo o DF.

Mesma opinião tem Damião Leite, presidente da Cooperfim, a cooperativa que administra a Feira dos Importados.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*