Empresários reclamam sobre falta de iluminação em vários pontos da cidade

Não é de hoje que empresários associados procuram a Associação Comercial de Ubatuba- Aciu para tentar resolver vários problemas que surgem no município

Na última semana, nossa Diretoria foi procurada por alguns comerciantes da Praça da Igreja Matriz e do Calçadão central por falta de iluminação e dos problemas que isso acarreta.

De acordo com os empresários e seus funcionários, não é de hoje que enfrentam essa situação. Segundo eles já entraram em contato várias vezes com a Prefeitura e a Câmara Municipal e nada foi resolvido. Eles contam, que por muitas vezes, eles próprios acabaram iluminando o local e colocando câmeras na parte de fora de seus estabelecimentos, mas não acham justo arcarem com todo esse custo sozinhos, sendo que é uma obrigação do poder público já que pagam impostos altíssimos.“O que mais nos prejudica com a falta de iluminação é estar muito perigoso, pois ao fecharmos nossos estabelecimentos à noite, ficamos à mercê da nossa própria sorte no escuro”, disse o proprietário de uma loja do Calçadão.

Esses dias ao ir embora da empresa que trabalho, minha bicicleta foi roubada. Sempre tem gente esquisita de olho por aqui. Todo dia na hora de ir embora dá um medo danado”, contou uma funcionária.
A falta de iluminação faz com que pessoas desocupadas se aglomerem debaixo das coberturas dos estabelecimentos praticando atos ilícitos de toda natureza.

Uma empresária que tem comércio no entorno da Praça da Igreja Matriz diz que ali fica um “breu”, e muitas famílias que estacionam seus carros por ali ficam temerosos ao irem embora dos restaurantes. “Notei que essa falta de iluminação fez até com que o movimento por aqui diminuísse. Primeiro a pandemia que nos prejudicou demais, agora falta de iluminação e mendicância? É demais para uma cidade turística”, diz revoltada.

O presidente da Aciu, Ahmad Khalil Barakat diz que é inconcebível o estado em que se encontram esses locais, é necessário que urgentemente se tome uma providência.

Procurada pela assessoria de Comunicação da Aciu, a Prefeitura explicou que por meio das Secretarias de Infraestrutura e Obras Públicas, tem registrado Boletins de Ocorrência (B.O) denunciando furtos de fiação elétrica em diversos pontos da cidade. O secretário de Infraestrutura e Obras, Ivanderlei Barbosa, explicou que crimes dessa natureza sempre existiram, mas que as ocorrências se intensificaram no último mês. “Somente na orla da Praia do Perequê-Açú, conforme boletim registrado no último dia 24 de março foram furtados 340 metros de cabos de energia, que comprometem a iluminação do município”, informou o secretário.
A lista de locais onde os furtos acontecem é extensa, como pista de skate, Praça 13 de Maio, orlas das Praias da Lagoinha e do Itaguá, Rua Cunhambebe, Caisão, Praça da Matriz e do Cristo e até mesmo às margens da Rodovia Oswaldo Cruz. Os furtos também acontecem em pontos turísticos da cidade.
De acordo com Ivanderlei, há casos em que os cabos de energia são repostos e furtados novamente no mesmo dia. “Pedimos o apoio da população para que denunciem os furtos e nos ajudem a combater esse tipo de criminalidade que coloca em risco até mesmo a segurança da população”.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Ubatuba, Major Edilson Ramos de Oliveira, ressalta que a Polícia Militar e a Guarda Municipal têm intensificado a fiscalização contra esse tipo de furto do município.
As forças de segurança trabalham na prevenção. O patrulhamento é ostensivo, mas a colaboração da população é importante, por isso, ao perceber alguém mexendo na fiação ou que indique uma ação suspeita dessa natureza, acione a PM pelo 190 ou a GCM pelo 153. Quando há denúncias eles verificam e realizam uma abordagem imediata”, explicou o Major, destacando ainda que a Polícia Civil do município já tem um mapeamento dos lugares com maior incidência de furto e que serviços de investigação são realizados para se chegar a quem furta e também aos receptadores dos produtos furtados.

Texto e fotos: colaboração da Associação Comercial de Ubatuba- Aciu
No conhecido ‘Calçadão Central’, problema atinge a todos

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*