Enel entrega melhoria em subestação e leva novos serviços a Ipolrá-GO

Caravana inclui troca de lâmpadas, de geladeiras para clientes pré-selecionados, atendimento móvel e cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica.  

Companhia também realiza encontro com produtores rurais da região para estreitar relacionamento, receber demandas e apresentar melhorias. 

Goiânia, 29 de setembro de 2021 – A Enel Distribuição Goiás realiza, nesta quinta-feira (30), um dia de ações e entregas em Iporá. Ao longo de todo o dia, os iporaenses contarão com a Caravana #EnelPorVocê, onde serão trocadas lâmpadas gratuitamente, oferecido atendimento móvel, como todos os serviços da distribuidora, e cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica para clientes que se enquadrem no programa do Governo Federal. Também serão trocadas 60 geladeiras de clientes pré-selecionados pela área social da Prefeitura Municipal. Nesta oportunidade, a companhia vai inaugurar uma importante obra de melhoria na Subestação Iporá, fruto de investimento de R$ 5,6 milhões. Adicionalmente, durante a tarde, representantes da diretoria da empresa se reunirão com produtores rurais da região para ouvi-los, receber suas demandas e apresentar ações para melhoria.  

A Caravana #EnelPorVocê terá início a partir das 8h, na Feira Livre de Iporá, onde os clientes da companhia poderão trocar, gratuitamente, até 10 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares –, que têm alto consumo de energia, por outras novas, de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos antigos. Uma Loja de Atendimento Móvel da Enel ficará no local, disponibilizando todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos e ligações novas. Os moradores de baixa renda do município, que possuem o Cadastro Único e se enquadram nos pré-requisitos do programa, também terão atendimento para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica. Ainda no local, serão trocadas as 60 geladeiras doadas pela companhia para clientes necessitados, selecionados pela Prefeitura Municipal. 

Entre os serviços novos está a troca de lâmpadas na cidade

Às 11h, a comitiva da empresa, juntamente com representantes da Prefeitura, fará a inauguração simbólica de uma grande ampliação e modernização da Subestação Iporá, localizada na Vila Brasília. O diretor de Planejamento e Gestão da Enel Goiás, Roberto Vieira, explica que a unidade recebeu mais um transformador, com 20 MVA de potência, que é capaz de atender, por exemplo, uma cidade inteira com 20 mil habitantes. “O novo transformador aumenta a oferta de energia no município e melhora a qualidade do serviço prestado aos clientes, pois evita sobrecargas nos aparelhos existentes e dá mais confiabilidade ao sistema. Também instalamos um novo banco de capacitor, equipamento que alivia o sistema elétrico e evita oscilações nos níveis de tensão. Com essa grande obra, garantimos disponibilidade de energia para Iporá, possibilitando que indústrias expandam a produção, novas empresas se instalem no município e mais clientes sejam conectados ao sistema”, completa.  

Além desta obra no sistema de alta tensão, desde 2017, quando assumiu a distribuição de energia em Goiás, a Enel tem investido fortemente em manutenções, modernizações e melhorias das redes de média e baixa tensão de Iporá. Entre 2017 e 2020, a companhia investiu R$ 36,8 milhões em manutenção, modernização e expansão do sistema elétrico iporaense. “Todo esse investimento já trouxe grandes melhorias para os nossos indicadores de qualidade em Iporá. Em 2017, o município tinha uma frequência média de interrupções no fornecimento de energia de 26 vezes ao ano e essas interrupções tinham uma duração média de 41,5 horas. No último mês de agosto, as frequências das quedas de energia caíram para 10 vezes ao ano (- 61,5%) e a duração baixou para 28,6 horas (- 31%)”, descreve. 

Para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico do município, a companhia intensificou o número de manutenções preventivas e corretivas na região. Somente entre 2020 e agosto deste ano, a companhia realizou 2,3 mil podas de árvores que estavam em contato com a rede, corrigiu cerca de 150 pontos de degradação, como cabos deteriorados, cruzetas podres e isoladores danificados e limpou mais de 520 quilômetros quadrados de faixa de servidão na zona rural. Adicionalmente, foram inspecionados cerca de 200 quilômetros de redes com equipamentos termográficos, que identificam pontos quentes na rede, a fim de encontrar possíveis anomalias e programar as manutenções necessárias. 

Aliadas às manutenções, a Enel tem investido fortemente na instalação de tecnologia na rede elétrica de Iporá, por meio de equipamentos telecontrolados. Os aparelhos telecomandados permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. “O telecontrole pode ser instalado em redes trifásicas, utilizando chaves telecomandadas e religadores automáticos, e em redes monofásicas rurais, com a mais nova tecnologia trazida pela companhia, os TripSavers, que são religadores monofásicos automáticos. Na linguagem popular, o TripSaver é uma espécie de ‘banana’ automática da rede”, comenta. 

Até o momento, Iporá já conta com 43 equipamentos telecontrolados, entre religadores automáticos e chaves telecomandadas, já estão em operação nas redes trifásicas do município, e outros dois entrarão em operação ainda esse ano. Adicionalmente, dois TripSavers já foram instalados e estão em funcionamento. Um terceiro será instalado ainda esse ano, dando mais confiabilidade para o fornecimento de energia na zona rural iporaense.  

O diretor destaca, ainda, o empenho da companhia em levar a energia a famílias que aguardam há décadas por esse benefício.  Roberto explica que ao adquirir a distribuidora em 2017, a Enel assumiu um compromisso de zerar todos os pedidos de novas conexões rurais no Estado até 2022. “Não estamos medindo esforços para atender essas pessoas e dar a elas a dignidade que elas merecem. Estamos construindo redes em serras, atravessando rios, cruzando rodovias, mas vamos levar energia elétrica a todos que precisam. Só aqui em Iporá, já foram 189 novas conexões e, até o fim de 2021, outras 15 famílias terão acesso à energia pela primeira vez”, enaltece. 

Energia no Campo 

Ainda na quinta-feira, às 14h, na Comunidade Santa Marta, a Enel realiza mais uma edição do Encontro Energia no Campo, desta vez com produtores rurais de Iporá convidados. O objetivo da ação é aproximar a empresa dos produtores rurais, mostrar os investimentos realizados na região, as novas ações desenvolvidas, além de receber as demandas da região e tirar dúvidas. “Temos o compromisso de melhorar cada vez mais o fornecimento de energia na zona rural de Goiás, para que os nossos produtores contribuam ainda mais para o desenvolvimento deste Estado. Com planejamento, investimento, manutenção, tecnologia e trabalho duro, entregaremos energia com a qualidade que o produtor goiano precisa e merece”, finaliza Roberto Vieira. Desde que foi iniciado, em 2019, o Energia no Campo já passou pelas regiões de Morrinhos, Bela Vista, São Miguel do Araguaia, Itapuranga, Jataí, Itaberaí e Orizona. 

Serviço    

Caravana #EnelPorVocê em Iporá 

Troca de lâmpadas, atendimento móvel e Cadastro do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica  

Quando: Quinta-feira (30).  

Horário: 8h às 16h.  

Onde: Feira Livre de Iporá, Avenida Goiás, Centro, Iporá. 

Inauguração das melhorias na Subestação Iporá 

Quando: Quinta-feira (30).  

Horário: 11h.  

Onde: Subestação Iporá, Rua Nicósia, Vila Brasília, Iporá – https://ul.waze.com/ul?preview_venue_id=202442340.2024554468.2528552&navigate=yes&utm_campaign=default&utm_source=waze_website&utm_medium=lm_share_location

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*