Enel explica que apagões na região de Nova Aurora, Goiandira e Cumari foram ocasionados por força demasiada da natureza

(Foto: Enel)

Empresa enfatiza investimentos em todo o Estado de Goiás, incluindo a Região Sudeste dessa unidade federativa

POR AMARILDO CASTRO

Embora tenham causado contratempos, os dois apagões que ocorreram em três cidades do Sudeste de Goiás, incluindo Nova Aurora, Goiandira e Cumari, nos meses de dezembro e no último sábado, dia 5 de março, na análise da Enel Distribuição Goiás, empresa responsável por fazer a gestão das redes de energia no Estado, foram situações pontuais, e que, embora seja necessário que não ocorram, não deve ser tachados como falta de investimentos por parte da Enel, porque as ações por melhorias em toda a rede de distribuição de energia, segundo informou à reportagem do Blog do Amarildo, tem sido constante e gradativa, com equipamentos de última geração manutenções periódicas e um rígido Plano de Manutenção de Redes, controlado por pessoal em solo, equipamentos eletrônicos, veículos e drones.

Na última terça-feira, 8, o responsável pelos Setor de Serviços da Enel Distribuidora Goiás, Willian Henrique Barbosa falou com a reportagem, e para explicar sobre os investimentos da empresa, fez um breve relato do histórico de melhorias feitas pela empresa desde que a Enel assumiu o comando das redes de energia no Estado, em 2017.

Empresa mantém inclusive um helicóptero para auxiliar nas manutenções, informou a direção (Foto: Enel)

Ele conta que desde então, as ações foram contínuas e nunca pararam. Afirmou que a empresa já investiu mais de R$ 4 bilhões em equipamentos e serviços, e que hoje, os 3,4 milhões de consumidores do Estado de Goiás saíram de um patamar de 40 horas anuais (sem energia) em 2017, para 18,6 horas atuais.

Willian explica que a meta da empresa é reduzir cada vez mais esse número, mas que os avanços já ultrapassam 50% da marca anterior, com a queda desse problema antigo, que era a falta de energia, antes da chegada da Enel.

Henrique conta também que os dois apagões prolongados ocorridos nas cidade de Nova Aurora, Goiandira e Cumari, ocorreram de forma isolada e devido a dois fatores que fogem ao controle da empresa, onde duas tempestades fora dos padrões normais do Estado derrubaram, em dezembro de 2021, sete postes de uma rede de interligação na zona rural de Catalão, e que após corrigir cinco falhas (postes caídos), mais à frente, ainda haviam mais dois postes, daí uma demora maior.

Já no caso do último apagão, ocorrido nas mesmas cidades no último dia 5, aconteceu devido à queda de um raio, causando grande dano à rede elétrica entre Goiandira e Nova Aurora. “Foi um dano fora do normal, que danificou de forma severa equipamentos essenciais na nossa rede, e isso também demandou mais tempo devido à necessidade de reposição de peças vitais ao funcionamento da rede, mas é um caso pontual, e não deve mais ocorrer, a menos que uma situação peculiar ocorra, mas trabalhamos para que não ocorra mais”, citou.

Willian falou que a Enel Distribuição Goiás vem desenvolvendo um trabalho pesado de investimentos na região, onde o circuito de redes é monitorado por uma central digital em Goiânia-GO, e que faz a checagem do sistema em 38 cidades, em questão de minutos.

Investimentos

De acordo com ele, a empresa trouxe para a Região Sudeste de Goiás, melhorias significativas, entre elas, a construção da Subestação Paineiras, que fica em Ipameri e beneficia, além da cidade, os municípios de Pires do Rio e Campo Alegre, que agora passa a ter 20 MVA, e que hoje, somente essa nova unidade, é capaz de atender a um público estimando em mais de 20 mil pessoas. O mesmo aconteceu com a Subestação Catalão, ampliada e modernizada. Além disso, a região tinha problemas com a ‘tensão baixa’, problema esse corrigido recentemente, assim como a troca de cabeamento no chamado ‘Circuito 5’ em Catalão, proporcionado melhor desempenho da rede para o Distrito Industrial e também residencial de toda a região.

Nova subestação Catalão, reformada em 2021 está entre as melhorias da Enel na Região Sudeste de Goiás, anuncia empresa (Foto: Enel)

Além disso, as redes elétricas em todo o Estado de Goiás, garantiu Willian, hoje possuem equipamentos inteligentes capazes de reconhecer pequenas falhas e fazer o desligamento rápido, assim como religamento em questão de minutos ou até segundos, para evitar danos e também não deixar que falte energia aos consumidores.

Willian diz que a Enel Distribuição Goiás trabalha ainda ciente de que suas redes são, por enquanto, expostas às intempéries da natureza, como ventos, temporais, acidentes com automóveis, entre outros, mas que mês a mês, a empresa toma medidas novas e modernas para evitar qualquer tipo de dano para os consumidores, em especial, evitar que novos apagões ocorram.

As cobranças e sugestões dos prefeitos da região Sudeste do Estado, como Marreco, de Nova Aurora, também contribuem para a melhoria do sistema, afirma Enel (Foto de Amarildo Castro)

Prefeitos também colaboram

Além do esforço da empresa, outro fator apurado pelo Blog do Amarildo chama atenção para o processo de melhoria que os consumidores tanto esperam. Trata-se da cobrança dos prefeitos das cidades. Em Nova Aurora, por exemplo, o mandatário local, Júnior Pimenta, o Marreco (MDB), mantém em sua agenda o telefone da unidade de Morrinhos, e aciona o pessoal da Enel assim que for preciso, colaborando também com a agilidade na manutenção do serviço elétrico. Situação parecida fazem outros prefeitos no Estado.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*